SOCIEDADE PARA SEMPRE – SEGREDOS PARA UMA BOA SOCIEDADE – Nívio Terra (*) – 6

Imprimir

Tenho produzido, ultimamente, algumas lições para a boa convivência entre sócios, visando o contínuo sucesso da Sociedade.

Nesta oportunidade, reproduzirei trechos de palestras que proferi em

diversas entidades, mostrando atitudes que os associados devem

praticar, tudo isso sob o tema central

“OS SEGREDOS PARA UMA BOA SOCIEDADE”.

“São dados do IBGE e do SEBRAE: 65% do total de negócios acabam em cinco anos. O Sebrae diz que 80% das pequenas empresas não completam um ano. Então, o índice de mortalidade nas parcerias é grande, demonstrando que ser sócio não é tão simples.”

“Há certa semelhança entre sogra e sócio. As pessoas brincam muito, dizem que ela é no mínimo uma megera. Mas ao falar individualmente com alguém fica claro que a própria até que é boazinha, ajudou a comprar a casa etc. Com o sócio é a mesma coisa: em grupo, lembramos de todas as desgraças que ocorreram por causa 'dele'. Mas, encontramos inúmeras sociedades de sucesso.”

“Não dou consultoria para a empresa, mas para os sócios. Minha tese é: se os empresários vão bem, a empresa irá melhor ainda.”

“Na verdade, a sociedade é um ato supremo do comportamento humano, pois você sacrifica sua liberdade para melhorar seu desempenho.”

“Quando sou consultado na formação de uma sociedade, eu sempre pergunto: ‘Vai ter mulher? ’ Hoje, acho imprescindível. Não quero agradar às mulheres aqui presentes, mas é uma convicção mesmo: as mulheres têm criatividade, cooperam bem, são tolerantes, organizadas e, segundo Bud Hadfield, criador das gráficas “Kwik Kopy”, têm muito mais intuição que os homens.”

“Sim, a sociedade é, também, um passaporte para se ficar doente ou para se tirar férias. O sócio ajuda a tomar conta dos negócios nesses momentos, quando você precisa se curar ou pode se dar um tempo.”

“Numa sociedade, se consegue alcançar os objetivos com maior rapidez. A união de dois ou mais conhecimentos diferentes agilizam os negócios. Quem trabalha com bancos sabe que eles preferem as sociedades porque têm maior número de sócios responsáveis.”

“Toda empresa precisa de sócios diferenciados, que identifico por ousado e por precavido. A que tem só o ousado quebra pela demasiada audácia. A que só tem o precavido, também: falta ousadia”.

“Quando o presidente Roosevelt faleceu, Truman assumiu aceitando alguns de seus secretários de Estado, menos íntimos, e lhes dizia: “Não precisamos nos gostar, basta que confiemos um no outro.” Assim deve ser com os sócios.”

“Um ‘não’ sem pensar é fatal. Quantas vezes um sócio chega ao parceiro comentando: 'Olhe, vamos mudar esta embalagem'. E aí vem um sonoro 'ah, não! '". O conservadorismo em excesso nunca é bom. O diálogo é conveniente.”

“Sempre recomendo que haja uma amizade incondicional entre sócios, mas sócio não se visita. Só em ocasiões especiais: casamento de um filho, quando ele faz 50 anos de casado, coisas assim. Um dia, fui contraditado por dois irmãos que não concordavam com isto. Eram sócios há muitos anos e se visitavam nos fins de semana. Só que não sabiam que a esposa de um deles já havia se queixado para um nosso amigo em comum, em razão da intromissão do mais velho! A questão é: existe sempre um sócio mais impositivo que o outro. Ele vai à sua casa e quer mudar o quadro de lugar, acha que você deve trocar de carro. Repito: sócio não se visita.”

“Sócios, uni-vos! O mercado é uma guerra! Atenção para o que diz a canção “Grito de Alerta”, do Gonzaguinha:

‘São tantas coisinhas miúdas roendo, comendo,

arrasando aos poucos o nosso ideal. ’

Os concorrentes estão loucos para que vocês entrem em briga, para abocanhar sua parte no mercado. Finalmente, lembro que entre os sócios deve haver oferta de serviços, atenção, confiança, entendimento e cumprimento do ajustado. É preciso, ainda, transigir, transigir e transigir, buscando com isso a felicidade pessoal e do parceiro, para que todos possam coletar os lucros no negócio.”

(*) Nívio Terra (82) Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais.

Autor do livro

Meu Sócio, Meu Amigo – Como Evitar Atritos Societários.

Organizador do Portal do Sócio e da Sociedade.

www.portaldosocioedasociedade.com.br

ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Contato

Nívio Terra - Advogado de Negócios e Consultor Pessoal
nivio@PortaldoSocioedaSociedade.com.br
nivio@terracpe.com.br

Credite a fonte

O CONTEÚDO DO PORTAL DESPERTOU INTERESSE, COPIE, MAS CREDITE A FONTE. SUA ÉTICA SERÁ O FISCAL DESTE PEDIDO.
Copyright 2011 SOCIEDADE PARA SEMPRE – SEGREDOS PARA UMA BOA SOCIEDADE – Nívio Terra (*) – 6 - Joomla