EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA – E o Rotary.

Imprimir

 

Empresas: uma revolução nascida no Rotary



 

 

A presidente Dilma Roussef sancionou a lei que cria a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Com isso, será permitida a abertura de empresas de responsabilidade limitada com apenas um dono, eliminando a figura do sócio de fachada.

 


Tal revolução nasceu dentro do Rotary Club de Uberaba-Portal do Cerrado, MG (D. 4770), em 2008, graças ao associado Paulo Leonardo Vilela Cardoso, advogado e mestre em direito empresarial. Outro companheiro de clube, Karim Abud Mauad, levou a ideia para a Associação Comercial de Uberaba, entidade por este presidida.

Com o apoio desse Rotary Club e da diretoria da Associação Comercial, o assunto chegou ao deputado federal Marcos Montes. Na sequência, ele se tornou o projeto de lei n° 18/2011, aprovado por unanimidade na Câmara e no Senado.

De acordo com Paulo Leonardo, 95% das empresas brasileiras são sociedades limitadas, sendo que destas, 60% são constituídas por sócios de fachada, que apenas emprestam o nome. O advogado inspirou-se no que viu em suas viagens pela América Latina e Europa, onde a criação dessa modalidade de empresa incrementou as economias.


 

 

Brasil Rotário – Agosto 2011 – pg. 7

 

 

 

Contato

Nívio Terra - Advogado de Negócios e Consultor Pessoal
nivio@PortaldoSocioedaSociedade.com.br
nivio@terracpe.com.br

Credite a fonte

O CONTEÚDO DO PORTAL DESPERTOU INTERESSE, COPIE, MAS CREDITE A FONTE. SUA ÉTICA SERÁ O FISCAL DESTE PEDIDO.
Copyright 2011 EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA – E o Rotary. - Joomla