Excelência na qualidade da empresa e de seus podutos - Regras para sua obtenção - Geraldo Leal de Moraes (*)

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Geraldo Leal de Moraes (*)

O maior prêmio para as empresas japonesas se chama Deming.

Convém recordar para os jovens estudantes de administração, que o
consultor americano W. Edwards Deming iniciou sua atuação no Japão após a Segunda Guerra Mundial,introduzindo uma metodologia de controle de qualidade estatística que se transformou na base de uma filosofia e uma cultura de vida japonesa.

O reconhecimento de seu trabalho foi a honraria, na forma de uma medalha, conferida pelo então Imperador Hiroito.

Na sua época, o Mestre Deming baseou a sua metodologia em conceitos
que se tornaram regras usualmente aplicadas para se alcançar a excelência na qualidade da empresa e de seus produtos.

Destacamos, apenas como reforço às regras de Deming, os seguintes comentários:

1- Há necessidade de os empresários estabelecerem e aprimorarem métodos de trabalho que resultem em produtos e serviços melhores tornando-se competitivos e permitindo sua permanência nos negócios.

2 - É necessário atacar os erros. Problema enfrentado, problema resolvido. Problema não enfrentado, problema multiplicado.

3 - Estar atento a todos os detalhes do processo de produção envolvendo todos os funcionários ao controle de qualidade em processo.

4 - Escolher os melhores fornecedores, o barato sai caro.

5 - Dar prioridade, no processo de ensaio e erro, à análise das causas dos erros e não simplesmente corrigi-los. Atacar as causas.

6 - Treinar sempre e melhorar sempre o método de treinamento.

7 - Estabelecer supervisão dinâmica e participativa.

8 - Reforçar a ação dos funcionários em prol da participação, eliminando o receio e modo que inibem a cooperação e a ação capaz dos mesmos.

9 - Criar uma empresa aberta e cooperativa entre os setores técnicos, comerciais, administrativos.

10 - Insistir no método de trabalho que enfatize os meios e ferramentas que levam a produtividade como conseqüência.

11 - Não insistir em metas fundamentadas apenas em números alvos.

12 - Criar clima, programa de educação e treinamento que levem as pessoas a se orgulharem de suas atividades de sua empresa e do resultado de seu trabalho (auto-satisfação).

13 - Reciclar sempre para acompanhar a evolução e o progresso.

14 - Garantir que o processo comece de cima para baixo iniciando-se pela alta administração.

(*)Geraldo Leal de Moraes é consultor de empresas, sócio-gerente da MCA Consult

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(Você já leu? Chegou no dia25/02/02)
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