100 Dicas Para Gerentes Administrativos - Paschoal Ricciardelli - In Memoriam

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HOMENAGEM: Nascido em 19/09/1924 - Falecido em 19/10/2001. Saudade, Nívio.
Leve em conta estes conselhos e você será um bom chefe. Durante os últimos 20 anos, eu li centenas de livros sobre liderança e gerenciamento e trabalhei com vários executivos nessa área. Partindo dessa experiência, destilei toda esta gama de informações e fiz uma lista de 100 dicas específicas para você melhorar sua perfomance.Paschoal Ricciardelli.

1 - Gaste pelo menos 15 minutos por dia escrevendo notas de agradecimento.
2 - Apóie pessoas quando estas estiverem estressadas ou em crise.
3 - Trate os outros da forma que você gostaria de ser tratado.
4 - Dê respostas, via telefone, na hora.
5 - Apóie mudanças, não seja como uma porta.
6 - Nunca aceite só uma resposta como correta.
7 - Tenha uma consideração especial pelos seus funcionários (linha de frente).
8 - Seja aberto e acessível. Ande por sua empresa pelo menos uma vez por semana.
9 - Vista-se para o sucesso.
10 - Dê poderes a outros. Seja um capacitador.
11 - Melhore suas habilidades de comunicação oral.
12 - Congratule em público. Critique em privado.

Trabalho inédito elaborado por Paschoal Ricciardelli, Administrador de Empresas e Gerente do Centro de Serviços do Rotary International no Brasil. A reflexão sobre as lições que podem ser extraídas da síntese de cada uma das Dicas, representará um curso de pós-graduação em administração.(Nota do editor)

13 - Saiba gerenciar seu tempo. É uma das ferramentas mais importantes e menos renovável que você possui.
14 - Seja humilde na vitória e gracioso na derrota.
15 - Pronuncie e soletre nomes e títulos corretamente.
16 - Tenha alguém com quem você possa trocar confidências.
17 - Não se apegue a pessoas que só dizem sim para você.
18 - Seja positivo até nos fracassos.
19 - Saiba quando atacar e quando defender-se.
20 - Não peça para alguém fazer algo que você não faria.
21 - Pegue seu próprio café.
22 - Reduza os memorandos. Aumente a comunicação face a face.
23 - Faça suas próprias ligações telefônicas.
24 - Lembre-se: amigos vem e vão, mas inimigos se acumulam (não os tenha).
25 - Seja decidido. Evite ah, bem, sabe...
26 - Comece a aplicar as lições aprendidas em seminário de treinamento no 1º dia de volta ao escritório.
27 - Sempre tenha uma posição de otimismo.
28 - Tenha contato com pessoas que não façam parte da sua área de atuação.
29 - Seja curioso e de mente aberta.
30 - Trate funcionários temporários da mesma forma que os permanentes.
31 - Invista na contínua educação/treinamento de seus funcionários.
32 - Treine supervisores em entrevistas efetivas de técnicas.
33 - Tenha tempo livre ou sem barulho para pensar e planejar sem interrupções.
34 - Seja um ouvinte atento.
35 - Encoraje e reconheça as tomadas de decisão (de risco).
36 - Seja o mentor de alguém em ascensão.
37 - Seja acessível.
38 - Comemore as realizações pessoais e profissionais de seus funcionários.
39 - Use "nós" ao invés de "eu" quando falando de sua empresa.
40 - Mantenha sua promessa. Não prometa mais do que possa cumprir.
41 - Lute por qualidade total e melhoramento contínuo todo o tempo.
42 - Olhe para os problemas como oportunidades.
43 - Traga mais humor para o seu local de trabalho.
44 - Contrate pessoas que contrastem e complementem os seus funcionários.
45 - Reconheça que uma alta performance consistente só pode ser alcançada se você tiver tempo para recarregar baterias.
46 - Use a teoria MISE (Mantenha Isto Simples, Executivo) tanto quanto possível.
47 - Diga que não sabe, quando não souber.
48 - Leve uma vida saudável, controlando peso e fazendo exercícios.
49 - Exerça um papel positivo.
50 - Nunca subestime seus concorrentes.
51 - Nunca tolere discriminação de nenhum tipo.
52 - Quando em dúvida, confie em sua intuição.
53 - Lembre-se que você nunca tem uma segunda chance de causar uma primeira impressão.
54 - Seja confidente e confortável, mas nunca complacente.
55 - Mantenha os ouvidos abertos para o que acontece na empresa.
56 - Reconheça que ninguém é indispensável.
57 - Coloque as necessidades da sua família em primeiro lugar.
58 - Não se torne escravo da tecnologia.
59 - Reconheça a "realidade", percepção é tudo.
60 - Leve seu trabalho muito a sério, mas não seja tão sério.
61 - Sempre seja verdadeiro e acessível com a mídia.
62 - Seja pontual nos encontros que terão com você ou vice versa.
63 - Comece e acabe no horário. Use agenda.
64 - Entenda seu metabolismo. Use picos de produtividade para os assuntos mais importantes.
65 - Nunca pense que você é infalível.
66 - Pratique o que você fala. Faça acontecer.
67 - Não queime as pontes. você poderá precisar delas para atravessar.
68 - Discorde sem ser agressivo.
69 - Reconheça a importância de dormir, tanto para sua saúde como para sua profissão.
70 - Dê a você mesmo um tempo para voltar a si, depois de ter participado de grandes eventos (estar no topo).
71 - Trabalhe com esperteza, e não duro.
72 - Responda nas perguntas. Anote pergunta respondida.
73 - Tenha eventos sociais fora do local de trabalho com seus funcionários.
74 - Não construa grupos favoritos.
75 - Lembre-se que raiva é uma arma muito poderosa que raramente deve ser usada.
76 - Nunca perca a visão de uma grande foto.
77 - Congratule e critique de forma específica e oportuna.
78 - Reveja a performance anual dos objetivos de maneira construtiva.
79 - Procure assistência profissional quando um problema pessoal ou da empresa estiver interferindo na sua performance.
80 - Desculpe-se quando estiver errado.
81 - Encoraje um clima de descontração e informalidade.
82 - Leia só para se divertir.
83 - Reconheça que o que é certo nem sempre é popular e o que é popular nem sempre é certo. 84 - Garanta que o planejamento sempre olha de cima para baixo e de baixo para cima.
85 - Aceite que você não é responsável por tudo que sai errado (certo) na sua área de supervisão.
86 - Aprenda a dizer não.
87 - Demita quando necessário, mas somente quando última alternativa.
88 - Lembre-se que os clientes são a parte mais importante de uma organização.
89 - Sorrir é contagioso.
90 - Não espere que as coisas cheguem às suas mãos, vá até elas.
91 - Seja seguro e conserte rápido. Meias soluções não duram muito tempo.
92 - Não seja muito reservado nem muito espalhafatoso.
93 - Comunicações honestas são críticas construtivas em tempos de mudanças e incertezas.
94 - Tenha critérios para saber o que você quer e não quer mudar. Haja de acordo.
95 - Não se apegue ao passado. Aprenda com ele e mova-se.
96 - Aprenda a ler a linguagem do corpo. Mais de 80% das mensagens não são transmitidas por palavras.
97 - Faça uma auto avaliação honesta todo o ano.
98 - Preste atenção para o nº 1, mas não se esqueça do nº 2.
99 - Siga determinações sempre oportunamente.
100 - Aceite que alguns dias você é a pomba e outros dias a estátua.
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