FINANÇAS PESSOAIS E FAMILIARES - Por João Baptista Sundfeld (*)

Imprimir

 

 

Com a inflação em alta, o desemprego e a crise econômica, as pessoas têm tido maiores cuidados com seus gastos, inclusive familiares, propondo-se a melhor controlar e, se possível reduzir despesas.

 

 

Sempre recomendamos o registro dos gastos de forma rotineira utilizando uma planilha Excel que permite o registro e a totalização periódica, de tal forma que as pessoas e as famílias conheçam os valores controlados por períodos, semanal ou mensal.

 

 

Uma planilha ideal registraria as entradas tais como salários, aluguéis recebidos, outras rendas e também todos os gastos como educação, compras para manutenção das atividades costumeiras e também as eventuais, de forma que as pessoas e familiares conheçam os totais de entradas, das saídas e os saldos nos períodos escolhidos.

 

 

O progresso tecnológico atualmente permite a utilização de aplicativos instalados em aparelhos celulares, facilitando os registros. A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor, o IPCA, que se aproxima dos dois dígitos, 10 % em 12 meses.

 

 

Aplicativos como o Guia Bolso, permite a 1,6 milhão de participantes registrarem suas operações nos telefones celulares, havendo o RecargaPay para recarregar crédito e acompanhar as recargas no mês.

 

 

Enfim, temos tecnologias para registrar e controlar todos os gastos evitando surpresas desagradáveis.

 

 

(*) Prof. Mc João Baptista Sundfeld é economista, contador, mestre em educação, coach, especialista em sistemas organizacionais empresariais e sócio da Sundfeld & Associados – Gestão Empresarial.

 

Site www.sundfeld.com.br

 

ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

 

 

Contato

Nívio Terra - Advogado de Negócios e Consultor Pessoal
nivio@PortaldoSocioedaSociedade.com.br
nivio@terracpe.com.br

Credite a fonte

O CONTEÚDO DO PORTAL DESPERTOU INTERESSE, COPIE, MAS CREDITE A FONTE. SUA ÉTICA SERÁ O FISCAL DESTE PEDIDO.
Copyright 2011 FINANÇAS PESSOAIS E FAMILIARES - Por João Baptista Sundfeld (*) - Joomla