ADMINISTRAÇÃO EFICAZ DE EMPRESAS – Por João Baptista Sundfeld (*)

Imprimir

A implementação e a execução do planejamento estratégico empresarial têm apresentado problemas quando mudanças nos comportamentos devem ser alterados para que o “gerenciamento” estratégico substitua antigos e anacrônicos sistemas de gestão.

Assim sendo, voltamos ao assunto para reforçar nossa opinião quanto a este tema importante para a administração. Pensar estrategicamente pode ser algo que tira algumas pessoas das “zonas de conforto” mantidas por muito tempo e este é um ponto de alta relevância por exigir modificação de comportamentos e, psicologicamente, poderá gerar “forças contrárias” ao planejamento.

A implementação do planejamento estratégico não poderá ter êxito se for entendida como “trabalho adicional”. Pelo contrário, deve ser assimilada como “um novo olhar” e uma nova forma de realizar os trabalhos. Para que eventuais barreiras sejam removidas, a alta administração da empresa, seus gerentes e supervisores precisam mudar seu comportamento e estimular todas as equipes a assumir as ações estratégicas como imprescindíveis ao êxito da empresa.

O prazo para que o planejamento seja implementado dependerá da quantidade e da qualidade de dados e informações existentes e a serem obtidas. É recomendável que haja preparação adequada das lideranças da empresa com palestras e treinamento apresentados por especialistas. O prazo para formatação do plano dependerá da aceitação das novas formas de agir.

Nossa experiência tem demonstrado que um prazo mínimo de três a seis meses é necessário para que o planejamento seja completado. A implementação das ações estratégicas dependerá do gerenciamento eficaz para alterar e modificar ações de baixo nível de resultados.

Lembramos que a palavra “eficiente” significa cumprir as regras de modo ordenado e não significa que o cumprimento está sendo eficaz, que significa atingir metas de modo satisfatório.

O planejamento deverá ser revisto sempre que necessário e, no mínimo, uma vez por ano para adequá-lo às novas situações imprevistas no planejamento anterior.

(*) João Baptista Sundfeld é economista, contador, mestre em educação, coach, especialista em sistemas organizacionais empresariais e sócio da Sundfeld & Associados – Gestão Empresarial. Site www.sundfeld.com.br

ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Contato

Nívio Terra - Advogado de Negócios e Consultor Pessoal
nivio@PortaldoSocioedaSociedade.com.br
nivio@terracpe.com.br

Credite a fonte

O CONTEÚDO DO PORTAL DESPERTOU INTERESSE, COPIE, MAS CREDITE A FONTE. SUA ÉTICA SERÁ O FISCAL DESTE PEDIDO.
Copyright 2011 ADMINISTRAÇÃO EFICAZ DE EMPRESAS – Por João Baptista Sundfeld (*) - Joomla