Livro. Uma Empresa Descobre sua Alma – Alan Green (*)

Imprimir

Prezado (a) Leitor (a) do Portal do Sócio e da Sociedade. Talvez conheça alguma empresa – ou empresário – que esteja em maus lençóis. Ou seja, está passando por dificuldades na administração do seu negócio. Caso tal complicação ocorra por divergências entre sócios, o Portal, em razão da sua expertise, fornece diversos estudos para análise dos interessados, inclusive todos os 58 Temas do livro Meu Sócio, Meu Amigo – Como Evitar Atritos Societários.

Na hipótese de se tratar de cuidados a tomar em relação à gestão do negócio, este livro, ora comentado, é muito interessante pelo formato da sua apresentação feita pelo Autor.

Eis o resumo publicado na capa última do livro:

 

 

“UMA EMPRESA DESCOBRE SUA ALMA é a envolvente história de uma empresa fictícia, mas com problemas bem reais, passando por profundas transformações. É um relato que investiga a "alma" das organizações e oferece um retrato inspirado de como novos princípios e conceitos se desenvolvem no dia-a-dia dos negócios.

Randall Hawkes é o principal executivo de uma empresa tradicio­nal e hierarquizada que está passando por dificuldades como: queda nos lucros, clima ruim entre funcionários e concorrência sedenta pelo seu market sbare. Randall vendo os problemas envolverem seu staff, toda a organização e até mesmo sua família, resolve contratar uma consultoria e descobre que a empresa é um organismo vivo, inclu­sive com alma própria.

O autor examina as mudanças nas vidas dos administradores que lutam contra os limites de suas funções e os rígidos controles, em busca de maior eficácia. Os leitores aprendem junto com Randall, nos seus diversos papéis, que esforços são necessários para criar uma cultura organizacional que estimule a criatividade, cooperação e flexibilidade.

UMA EMPRESA DESCOBRE SUA ALMA, é um livro para empre­sários, executivos e consultores, que podem ver na Companhia Hawkes muito do que acontece nas suas organizações”.

Essa imaginária empresa é dirigida Randall Hawkes, presidente e CEO da Companhia Hawkes criada por seu avô que, após sua morte foi herdada pelo pai sendo Randall o filho mais velho. Quando completou dezesseis anos seu pai o colocou para trabalhar na fábrica fazendo os piores tipos de serviços, o que odiava... Após seu pai morrer, aparentemente de ataque do coração, o filho primogênito assumiu a gestão da companhia.

Da narração da história se percebe a aplicação do conhecido provérbio

“Pai Rico, Filho Nobre e Neto Pobre”.

Randall, o neto, percebeu que o negócio não ia bem, mas tinha dificuldade em reconhecer suas deficiências pessoais. Com grande dificuldade ele e seus executivos chegaram a uma conclusão:

“Sabíamos que era necessário cortar custos; nossos concorren­tes ofereciam produtos a preços mais baixos, e nossas margens estavam mais finas que navalhas. Mas, cortar pessoal iria retardar a produção, baixar o moral e a qualidade. Nossos fornecedores tinham atingido o máximo de descontos, e estavam tão espremi­dos quanto nós. Nenhum dos outros membros da cúpula conhe­cia a resposta. Parecia não haver inteligência dentro de nossa organização capaz de resolver uma questão que cada vez mais parecia ser de vida ou morte para a Hawkes.

Foi então que falei ao telefone com Peter Currie, um consultor que havia ouvido numa conferência. Na ocasião, fiquei impressionado com seu profundo entendimento e segurança, obviamen­te baseada em anos de experiência nas trincheiras”.

Daí em diante e até seu final, o presidente e demais membros de sua diretoria contam os percalços surgidos em decorrência das medidas tomadas com o auxílio do consultor e, também, com as experiências feitas, inclusive as diversas crises enfrentadas. Surgem descrições detalhadas em 203 páginas de pura emoção para quem aprecia e necessita tomar medidas extremas na salvação de um negócio, como finaliza o dono do negócio:

“Acho que posso dizer que estamos aprendendo a trabalhar num mundo que, há um ano, estava de ‘cabeça para baixo’. Não há caminhos claros, mas referências de navegação que escolhemos para dirigir nosso curso, e isso amedronta e excita. Mas quando se vive de verdade, é assim que é a vida, não é? Randall Hawkes”. (pg.203)

O Portal do Sócio e da Sociedade se solidariza com empresários – inclusive empresas familiares - em dificuldades e espera que os ensinamentos deste livro possam ajudar na solução de tais aflições.

(*) Uma Empresa Descobre sua Alma - Alan Green – Negócio Editora - 1996

Rua Joaquim Floriano, 397 – cj. 257 – CEP 04534-011 – São Paulo - SP

ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Contato

Nívio Terra - Advogado de Negócios e Consultor Pessoal
nivio@PortaldoSocioedaSociedade.com.br
nivio@terracpe.com.br

Credite a fonte

O CONTEÚDO DO PORTAL DESPERTOU INTERESSE, COPIE, MAS CREDITE A FONTE. SUA ÉTICA SERÁ O FISCAL DESTE PEDIDO.
Copyright 2011 Livro. Uma Empresa Descobre sua Alma – Alan Green (*) - Joomla