Livro: MARKETING PARA A PEQUENA EMPRESA – SEBRAE (*)

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O Portal do Sócio e da Sociedade trás para o conhecimento dos leitores empresários ensinamentos produzidos pelo SEBRAE, transcrevendo partes do livreto aqui referido, com textos precisos e de fácil assimilação.

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O QUE É E PARA QUE SERVE.

Afinal, o que é Marketing?

Muito se tem falado e escrito sobre o que é Marketing. A seguir, de forma sintética, vamos colocar a evolução do Marketing em função dos conceitos que foram elaborados a partir de sua existência formal, após a 2a Grande Guerra Mundial.

Um dos mais antigos conceitos de Marketing refere-se à qualidade e ao padrão de vida das pessoas.

É função de Marketing reconhecer as necessidades e desejos não atendidos e satisfazê-los. Ou seja, as empresas pesquisam as necessidades das pessoas e procuram oferecer produtos que satisfaçam essas necessidades e tornem a vida mais fácil, contribuindo para elevar o padrão de vida da sociedade.

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Na década de 60, a AMA - American Marketing Association, dos Estados Unidos, conceitua Marketing valorizando o lado da empresa. Segundo ela, Marketing é um conjunto de atividades executadas para promover a troca de produtos e serviços entre as empresas e a sociedade.

Desta forma, amplia-se o conceito anterior. O Marketing passa a promover a troca de produtos e serviços entre as empresas e a sociedade, com o objetivo de levar a uma melhoria no padrão de vida.

Uma década depois, este conceito é ampliado para sistema. O Marketing passa a englobar as atividades de planejamento, preço, promoção e distribuição de bens e serviços, tudo isto fazendo parte de um sistema para atingir um objetivo comum.

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Até este ponto os conceitos de Marketing visam à empresa e esta tem fins lucrativos, sendo que a empresa é uma parte atuante da sociedade.

Alguns anos mais tarde, junta-se a estes conceitos o princípio da responsabilidade das empresas em servir a sociedade.

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As pessoas podem recusar-se a comprar produtos de uma empresa. Desta forma as empresas que não correspondam aos desejos e necessidades da sociedade podem até ser eliminadas da economia.

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Modernamente, entende-se Marketing como um esforço contínuo e planejado para satisfazer as necessidades das pessoas, proporcionando um melhor padrão de vida.

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Note-se, por este pequeno histórico do Marketing, que ao longo do tempo, na sua conceituação, vão se somando as ideias de:

- satisfação dos consumidores;

- conjunto de atividade das empresas em relação ao mercado;

- sistema;

- responsabilidade das empresas pelos produtos e serviços que oferecem à

sociedade;

- sistema de controle da sociedade sobre as empresas.

(pgs. 11-12-13)

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MERCHANDISING: EVOLUIR OU MORRER

A   Adequar para sobreviver

Modernamente o termo merchandising tem sido utilizado para designar propaganda dissimulada como aparição de bens ou serviços nas novelas, filmes e séries de televisão.

Vamos tratá-lo no seu sentido puro e primário de adequação do produto, fazendo parte do complexo de Marketing.

Quem industrializa bens ou presta serviços deve estar sempre atento às constantes evoluções e aprimoramento do mercado.

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TEMPO. O SENHOR DA RAZÃO

Em 1 minuto, uma pessoa em passo acelerado percorre 100 metros;

Em 1 minuto, um atleta corre 400 metros;

Em 1 minuto, um carro percorre 1.300 metros na velocidade legal;

Em 1 minuto, um avião ajato percorre 15 quilómetros;

Em 1 minuto, um jato supersônico percorre 40 quilómetros;

Em 1 minuto, conta-se uma estória num comercial de televisão;

Em 1 minuto, decide-se uma partida de futebol;

Em 1 minuto, sorteia-se um prémio milionário da Sena;

Em 1 minuto, pode-se decidir uma vida inteira;

Em 1 minuto, você consegue ler este capítulo até aqui.

Ou, em 1 minuto, você pode não fazer absolutamente nada.

Lembre-se: o tempo é um bem perecível e não renovável. Cada minuto é único. Passa e não volta mais. Reflita a respeito. Aproveite o tempo.

Discuta com seus funcionários a importância de cada minuto. A importância de aproveitarmos cada minuto de trabalho em atividades produtivas, utilizando ações adequadas.

Um país jovem como o nosso tem pressa! E conta com o esforço e trabalho de cada um, para juntos construirmos um futuro melhor para todos.

A cada minuto.

(pg.51)

(*) Marketing Para A Pequena Empresa – O que é e para que serve. – Série Marketing Para A Pequena Empresa Edição SEBRAE

Brasília - 1995 – Esta obra pode ser fotocopiada em parte desde que citada a fonte.

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