Livro. SUPERDICAS PARA EMPREENDER SEU PRÓPRIO NEGÓCIO – Por Ruy Leal (*)

Imprimir

Ruy Leal é Superintendente Geral do Instituto Via de Acesso, atuando há mais de 30 anos em programas de inserção de estudantes no mercado de trabalho.

Este livro, que o Portal do Sócio e da Sociedade apresenta a seus leitores é pequeno no seu formato físico, eis que tem 10 cm de largura e 15 cm de altura, mas é enorme em ensinamentos práticos para aquele que desejar

EMPREENDER!

Eis a explicação do Autor:

Estas Superdicas para empreender seu próprio negócio têm o propósito de ser um guia útil para o leitor interessado em ter seu próprio negócio ou para aquele que já o possui, dando-lhes valiosas dicas de como gerenciar as dificuldades iniciais, fazer um planejamento detalhado, pensar no futuro do empreendimento, vencer os constantes desafios que a concorrência impõe e saber driblar situações de risco. No fundo, este livro ensina o futuro empreendedor a ser prudentemente ousado, baseando o futuro. de seu negócio em muito trabalho, dedicação e seriedade. Tudo para que o seu empreendimento seja mesmo um Sucesso.”

(N.do Portal : capa externa)

Há uma enorme diferença entre um empreendimento planejado e gerenciado com dedicação e um que atira para todos os lados, no intuito de firmar-se a qualquer custo. Esta obra mostra que abrir o próprio negócio não é tarefa simples: exige estudo, análise de mercado, metas, foco total do novo empreendedor. Com seus mais de 30 anos de experiência, Ruy Leal elaborou estas 60 dicas para aqueles que possuem seu próprio negócio e desejam administrá-lo com mais eficiência e para ajudar quem deseja ter um negócio próprio a ser mais assertivo no gerenciamento do projeto, mostrando-lhes que a falta de humildade e a displicência são armadilhas que podem minar o empreendimento, pondo tudo a perder, pois o verdadeiro empreendedor tem de ser bem-informado e dedicado, jamais autossuficiente. Esta é a chave do sucesso.”

(N.do Portal : orelha da contra capa)

O Sumário do livro lista sessenta (60) Superdicas e que o Portal, não podendo textualizá-las todas, transcreve algumas, para espicaçar o leitor:

1. Mercado de trabalho: não há emprego para todos, – pg. 11

7. Fornecer ao antigo empregador é possível? – pg. 23

13. Onde amarrar seu cavalo, – pg. 35

17. Se você é o dono do negócio, o cliente é o que?, – pg.43

21. Mudanças de ambiente: a síndrome do sapo fervido, – pg.51

26. Criatividade precisa ser inovadora, – pg. 61

32. Mantenha o foco, – pg. 73

57. Seja surdo, cego e mudo, pg. 123

58. Não seja surdo, cego e mudo – pg. 125

.....................

Acima são nove provocantes questões e como serão as demais cinquenta e uma?

Pois é, o Portal quer aproveitar esta oportunidade para transmitir algumas aulas do Professor Ruy Leal:

- “Por que os indivíduos tornam-se empreendedores? Segundo o relatório do Global Entrepreneurship Monitor – GEM, que analisou como se dá o empreendedorismo em 37 países, cerca de dois terços dos adultos envolvidos em empreendedorismo procuram, por vontade própria, concretizar uma oportunidade de negócio atraente. Somente um terço dessas pessoas voltou-se para o empreendedorismo por necessidade, ou seja, por não encontrar qualquer outro trabalho que lhe parecesse conveniente.” – pg. 13

- “Quando você decide estabelecer um negócio próprio, ou por ter enxergado uma boa oportunidade ou por não ter outra alternativa, algumas análises devem ser consideradas para o seu futuro empreendimento.

• A Família

.................

• Os amigos

.................

•Rede de relacionamentos

...............”. – pg. 29

- “Benchmaking é um instrumento de relacionamento com o mercado e de acompanhamento da concorrência. Utilize essa ferramenta sempre que puder, pois ela permitirá que você identifique os movimentos da concorrência e onde ela está mais acirrada.” pg. 105

Fica aqui mais uma indicação de um especial livro pelo Portal do Sócio e da Sociedade.

(*) Ruy Leal – Superdicas para Empreender seu Próprio Negócio – 2008

- Editora Saraiva

oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Contato

Nívio Terra - Advogado de Negócios e Consultor Pessoal
nivio@PortaldoSocioedaSociedade.com.br
nivio@terracpe.com.br

Credite a fonte

O CONTEÚDO DO PORTAL DESPERTOU INTERESSE, COPIE, MAS CREDITE A FONTE. SUA ÉTICA SERÁ O FISCAL DESTE PEDIDO.
Copyright 2011 Livro. SUPERDICAS PARA EMPREENDER SEU PRÓPRIO NEGÓCIO – Por Ruy Leal (*) - Joomla