O EMPREENDEDOR – Por João Baptista Sundfeld (*)

Imprimir

Todos nós admiramos as qualidades necessárias a uma pessoa empreendedora. Seguem algumas:

Iniciativa

Ousadia

Foco

Visão Sistêmica

Organização

Criatividade

Positividade

Bom relacionamento interpessoal

Pró-atividade

Boa comunicação

Flexibilidade

Afinal, não são diferenciais encontrados com facilidade numa única pessoa. Contando com todas as qualidades acima listadas, o individuo pode ser considerado “fora de série”, seja homem ou mulher.

Acrescentaremos mais uma condição sem a qual ninguém poderá ter sucesso. Trata-se de uma boa saúde e contar com atenção especial para dar conta de tantas qualidades admiráveis.

Atualmente, devemos reconhecer que as disponibilidades financeiras são imprescindíveis de acordo com o projeto empreendido. A escolha da atividade não será uma questão de sorte, mas uma consequência de todas as capacitações até agora citadas.

O leitor poderá agora dedicar-se a identificar quantas pessoas conhece possuidoras de tantas qualidades. Certamente não serão muitas, considerando as dificuldades do mundo moderno, mas poderemos elencar atividades que diferenciam as pessoas empreendedoras:

a) Criação de um negócio próprio

b) Executivo de empresa existente

Seja “a” ou “b” as qualidades, pertencem ao ser humano, destacando-se que, um ou uma executiva de empresa existente, deverá adaptar-se às condições do local de trabalho.

Uma história real foi relatada pelo jornal “O ESTADO DE S. PAULO”, no caderno Oportunidades de 26/01/14, foi a da senhora Maria Alzira Linares, nascida em Cambuquira (MG), a qual depois de fazer parte da franquia 5ASEC, fundou sua própria empresa, a Lavasseco. Diz Maria Alzira: “para você se estabelecer como empreendedor é preciso ter coragem, capacidade de assumir riscos, aumentar suas chances de sucesso e diminuir as de fracasso e principalmente ter paixão pelo negócio”.

O empreendedorismo tem sido alvo de inúmeras discussões, livros e de associações que buscam o desenvolvimento de características já identificadas nos brasileiros.

(*) João Baptista Sundfeld é economista, contador, mestre em educação, coach e fundador da Sundfeld & Associados (www.sundfeld.com.br)

Contato

Nívio Terra - Advogado de Negócios e Consultor Pessoal
nivio@PortaldoSocioedaSociedade.com.br
nivio@terracpe.com.br

Credite a fonte

O CONTEÚDO DO PORTAL DESPERTOU INTERESSE, COPIE, MAS CREDITE A FONTE. SUA ÉTICA SERÁ O FISCAL DESTE PEDIDO.
Copyright 2011 O EMPREENDEDOR – Por João Baptista Sundfeld (*) - Joomla