MEDINDO O NÍVEL DE MATURIDADE DOS PROJETOS – 3.3 – Por Otavio Dutra (*)
(continuação – 3.3)
Fator 7 – Cliente aceite
Novamente aparece o cliente como elemento que contribui na analise do produto ou serviço que o projeto irá produzir. Um bom projeto tem na avaliação dos clientes um controle adequado de suas expectativas.
Fator 7 – Cliente Aceite |
Não Concordo |
Neutro |
Concordo |
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1 – Existe documentação adequada do projeto para ser usada pelo cliente (descrito de atividades, atas de reuniões, etc.). |
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2 – Clientes tem sido contatados para entender a utilidade do projeto. |
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3 – Apresentações adequadas de projetos tem sido preparadas para os clientes. |
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4 – clientes sabem quem contatar quando aparecem os problemas. |
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5 – Avanços tem ocorridos para determinar quem “vende” melhor os projetos para clientes. |
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Fator 8 – Monitoramento
Os aspectos ligados ao controle de projetos podem ser medidos atraves deste conjunto de questões. Um projeto pode ter um desempenho percebido desde seu inicio. Com esses indicadores, pretende-se saber se o gerente de projetos está com o projeto “na mão”.
Fator 8 – Monitoramento |
Não Concordo |
Neutro |
Concordo |
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1 – Todos os aspectos importantes são monitorados, inclusive medidas que mostram seu progresso. |
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2 – São realizadas reuniões periódicas para monitorar o progresso do projeto, visando melhorar sua performance. |
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3 – Progresso real é regularmente comparado com o planejado. |
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4 – Resultados do projeto são partilhados com a equipe, principalmente aqueles que impactam o planejamento e orçamento. |
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5 – Quando o planejamento ou orçamento requer revisão, pedidos são solicitados pela equipe de projetos. |
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Fator 9 – Comunicação
Um dos fatores mais citados na literatura técnica especializada em gerenciamento de projetos é a comunicação. Portanto, medi-la faz bem à saúde do gerenciamento do projeto.
Fator 9 – Comunicação |
Não Concordo |
Neutro |
Concordo |
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1 – Os resultados de reuniões de planejamento são publicados e distribuídos para a equipe do projeto. |
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2 – Individuos ou grupos que fornecem informação ao projeto tem recebido feedback sobre aceite ou recusa destas informações. |
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3 – Quando o orçamento ou planejamento é revisto, as mudanças e razões de mudanças são comunicadas a toda equipe. |
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4 – A causa de mudança politica tem sido mostrada à equipe, a alta administração etc. |
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5 – Todos os grupos afetados pelo projeto sabem identificar os problemas dele. |
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Fator 10 – Conciliar
É preciso entender alguns aspectos comportamentais em relação ao projeto e como eles são resolvidos.
Fator 10 – Conciliar |
Não Concordo |
Neutro |
Concordo |
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1 – O gerente de projeto não hesita em ajudar o pessoal, mesmo que não envolvido com o projeto. |
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2 – Sessões de brainstorm são desenvolvidas, visando identificar onde os problemas ocorrem. |
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3 – Em casos de dificuldades, os membros da equipe sabem onde buscar assistência. |
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4 – Eu sei que problemas que surgirem serão resolvidos por completo. |
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5 – Ações imediatas são tomadas quando ocorrem problemas. |
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Tabulação do Resultados
Uma vez feitas entrevistas, é necessário somar os números de pontos de cada fator. Feito isso, o segundo passo consiste em estabelecer uma relação dos índices obtidos com a tabela da pesquisa de Pinto e Slevin que se espelha com, aproximadamente, 400 projetos de sucesso.
Score Percentual |
Fator 1 |
Fator 2 |
Fator 3 |
Fator 4 |
Fator 5 |
Fator 6 |
Fator 7 |
Fator 8 |
Fator 9 |
Fator 10 |
100% |
35 |
35 |
35 |
35 |
35 |
35 |
35 |
35 |
35 |
35 |
90% |
34 |
34 |
33 |
34 |
32 |
34 |
34 |
34 |
34 |
33 |
80% |
33 |
32 |
31 |
33 |
30 |
32 |
33 |
33 |
32 |
31 |
70% |
32 |
30 |
30 |
32 |
28 |
30 |
32 |
31 |
30 |
29 |
60% |
31 |
28 |
28 |
31 |
27 |
29 |
31 |
30 |
29 |
28 |
50% |
30 |
27 |
27 |
30 |
24 |
28 |
30 |
28 |
28 |
26 |
40% |
29 |
25 |
26 |
29 |
22 |
27 |
29 |
27 |
26 |
24 |
30% |
28 |
23 |
24 |
27 |
20 |
26 |
27 |
24 |
24 |
23 |
20% |
26 |
20 |
21 |
25 |
18 |
24 |
21 |
21 |
21 |
21 |
10% |
25 |
17 |
16 |
22 |
14 |
21 |
20 |
17 |
16 |
17 |
0% |
7 |
6 |
5 |
7 |
5 |
8 |
8 |
5 |
5 |
5 |
Fatores que apresentam bom desempenho são aqueles com pontuação acima de 80%. Os fatores que estão entre 50% e 80% merecem atenção e aqueles que obtiveram pontuações menores que 50% são classificados como críticos.
(*) Otávio Dutra Leite, Formado em Sistema de Informação pela UFPA (Federal do Pará), possui pós em Gerencia de Projetos de Software (UFPA) e MBA em Gerencia de Projetos pela FGV.