MEDINDO O NÍVEL DE MATURIDADE DOS PROJETOS – 3.3 – Por Otavio Dutra (*)

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(continuação – 3.3)

Fator 7 – Cliente aceite

Novamente aparece o cliente como elemento que contribui na analise do produto ou serviço que o projeto irá produzir. Um bom projeto tem na avaliação dos clientes um controle adequado de suas expectativas.

Fator 7 – Cliente Aceite

Não Concordo

Neutro

Concordo

1 – Existe documentação adequada do projeto para ser usada pelo cliente (descrito de atividades, atas de reuniões, etc.).

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3

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5

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7

2 – Clientes tem sido contatados para entender a utilidade do projeto.

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3 – Apresentações adequadas de projetos tem sido preparadas para os clientes.

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5

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4 – clientes sabem quem contatar quando aparecem os problemas.

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5 – Avanços tem ocorridos para determinar quem “vende” melhor os projetos para clientes.

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4

5

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Fator 8 – Monitoramento

Os aspectos ligados ao controle de projetos podem ser medidos atraves deste conjunto de questões. Um projeto pode ter um desempenho percebido desde seu inicio. Com esses indicadores, pretende-se saber se o gerente de projetos está com o projeto “na mão”.

Fator 8 – Monitoramento

Não Concordo

Neutro

Concordo

1 – Todos os aspectos importantes são monitorados, inclusive medidas que mostram seu progresso.

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2 – São realizadas reuniões periódicas para monitorar o progresso do projeto, visando melhorar sua performance.

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3 – Progresso real é regularmente comparado com o planejado.

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4 – Resultados do projeto são partilhados com a equipe, principalmente aqueles que impactam o planejamento e orçamento.

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5 – Quando o planejamento ou orçamento requer revisão, pedidos são solicitados pela equipe de projetos.

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3

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Fator 9 – Comunicação

Um dos fatores mais citados na literatura técnica especializada em gerenciamento de projetos é a comunicação. Portanto, medi-la faz bem à saúde do gerenciamento do projeto.

Fator 9 – Comunicação

Não Concordo

Neutro

Concordo

1 – Os resultados de reuniões de planejamento são publicados e distribuídos para a equipe do projeto.

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2 – Individuos ou grupos que fornecem informação ao projeto tem recebido feedback sobre aceite ou recusa destas informações.

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3 – Quando o orçamento ou planejamento é revisto, as mudanças e razões de mudanças são comunicadas a toda equipe.

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4 – A causa de mudança politica tem sido mostrada à equipe, a alta administração etc.

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5 – Todos os grupos afetados pelo projeto sabem identificar os problemas dele.

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5

6

7

Fator 10 – Conciliar

É preciso entender alguns aspectos comportamentais em relação ao projeto e como eles são resolvidos.

Fator 10 – Conciliar

Não Concordo

Neutro

Concordo

1 – O gerente de projeto não hesita em ajudar o pessoal, mesmo que não envolvido com o projeto.

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7

2 – Sessões de brainstorm são desenvolvidas, visando identificar onde os problemas ocorrem.

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3 – Em casos de dificuldades, os membros da equipe sabem onde buscar assistência.

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4 – Eu sei que problemas que surgirem serão resolvidos por completo.

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7

5 – Ações imediatas são tomadas quando ocorrem problemas.

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3

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5

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Tabulação do Resultados

Uma vez feitas entrevistas, é necessário somar os números de pontos de cada fator. Feito isso, o segundo passo consiste em estabelecer uma relação dos índices obtidos com a tabela da pesquisa de Pinto e Slevin que se espelha com, aproximadamente, 400 projetos de sucesso.

Score Percentual

Fator 1

Fator 2

Fator 3

Fator 4

Fator 5

Fator 6

Fator 7

Fator 8

Fator 9

Fator 10

100%

35

35

35

35

35

35

35

35

35

35

90%

34

34

33

34

32

34

34

34

34

33

80%

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33

30

32

33

33

32

31

70%

32

30

30

32

28

30

32

31

30

29

60%

31

28

28

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27

29

31

30

29

28

50%

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27

27

30

24

28

30

28

28

26

40%

29

25

26

29

22

27

29

27

26

24

30%

28

23

24

27

20

26

27

24

24

23

20%

26

20

21

25

18

24

21

21

21

21

10%

25

17

16

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14

21

20

17

16

17

0%

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6

5

7

5

8

8

5

5

5

Fatores que apresentam bom desempenho são aqueles com pontuação acima de 80%. Os fatores que estão entre 50% e 80% merecem atenção e aqueles que obtiveram pontuações menores que 50% são classificados como críticos.

(*) Otávio Dutra Leite, Formado em Sistema de Informação pela UFPA (Federal do Pará), possui pós em Gerencia de Projetos de Software (UFPA) e MBA em Gerencia de Projetos pela FGV.

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