VALIOSO APOIO ÀS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS – Por MSC. João Baptista Sundfeld (*)

Imprimir



Edições da revista Exame PME dão conta de informações de institutos de pesquisa e apoio às Pequenas e Médias Empresas como o SEBRAE e empresas de consultoria como a Deloite, indicando os desafios que essas empresas enfrentam.

Destacamos um indicador que nos parece o mais importante. Trata-se da capacidade para administrar os negócios com conhecimentos técnicos e atualizados.

O desenvolvimento de novas tecnologias da informação não pode ser ignorado e sua utilização deve ser feita para bem administrar a empresa. As tecnologias modernas ajudam no gerenciamento de nossas empresas, na medida exata das necessidades, desde que sejam escolhidas e usadas com a eficácia necessária.

A eficácia não significa eficiência que é o processo para seguir o planejamento com precisão. Ser eficaz, no entanto, significa atingir os objetivos pretendidos. Esta análise diz com precisão o que o empresário quer. Os controles sobre as atividades dos negócios são os seguintes:

- Fluxo de caixa – registra os valores em dinheiro das entradas de valores por vendas, menos os registros das saídas por pagamentos. Esse fluxo deve ser controlado diariamente e precisa ser mantido sempre com sinal positivo no saldo, evitando descontroles e colaborando com alterações nas políticas da empresa.

- Contas a receber – sempre que for concedido prazo para compras de clientes deveremos controlar seus recebimentos evitando atrasos, para não prejudicar o fluxo de caixa.

- Contas a pagar – o controle sobre pagamentos incluem a exatidão nos registros para bem controlar as saídas do fluxo de caixa.

- Saldos em contas bancárias – a manutenção de boas práticas para controlar as movimentações nas contas bancárias evita descontrole nas finanças da empresa e ajudam a gerenciar as operações financeiras.

- Estoques – esses controles são imprescindíveis para que a gestão dos

negócios seja eficaz. Nunca deixe que existam estoques obsoletos, isto é, que mercadorias não tenham o giro planejado pelo proprietário do negócio. Os controles sobre compras e saídas por vendas, tornam-se parte importante do negócio da empresa.

As recomendações acima descritas são fundamentais para o bom desempenho, havendo softwares prontos à venda no mercado. Em pequenas empresas podemos utilizar as planilhas Excel para controlar cada item assinalado.

Tratando-se de empresas maiores, é recomendável termos uma pessoa habilitada para utilizar programas informatizados comuns na atualidade.

Finalmente, destacamos a importância do elemento humano em todos os processos aqui descritos. O estudo aliado à prática garante pessoas treinadas para assumirem funções de responsabilidade. A ignorância leva ao descaso para com os trabalhos que se espera sejam bem feitos. Esse é um ponto para o qual recomendamos despender o tempo necessário para evitar prejuízos. Uma contratação mal feita poder ser fonte de grandes problemas, inclusive na área legal.

Ter registros adequados e atualizados das pessoas que trabalham na empresa é fundamental para atingirmos a eficácia. A contratação de um escritório de Contabilidade capacitado e idôneo para apoiar os controles exigidos pela legislação societária e fiscal da empresa deve ser precedida por pesquisa e indicações confiáveis.

A Sundfeld & Associados, Gestão Empresarial está preparada para assessorar médias e pequenas empresas nos processos descritos neste artigo.

(*) Prof. MSc. João Baptista Sundfeld é economista, mestre em educação, professor de Planejamento Estratégico e Finanças e sócio da Sundfeld & Associados – www.sundfeld.com.brCel. 9-9991. 3529

Contato

Nívio Terra - Advogado de Negócios e Consultor Pessoal
nivio@PortaldoSocioedaSociedade.com.br
nivio@terracpe.com.br

Credite a fonte

O CONTEÚDO DO PORTAL DESPERTOU INTERESSE, COPIE, MAS CREDITE A FONTE. SUA ÉTICA SERÁ O FISCAL DESTE PEDIDO.
Copyright 2011 VALIOSO APOIO ÀS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS – Por MSC. João Baptista Sundfeld (*) - Joomla