GENOGRAMA NA EMPRESA FAMILIAR - Por José Carlos ( Zé Carlos ) Fonseca Ferreira (*)

Imprimir

José Carlos (Zé Carlos) Fonseca Ferreira

Um genograma é um diagrama pictórico de uma família.

Graficamente, é parecido com o organograma de uma empresa familiar. Só que o genograma, ao invés de mostrar nos retângulos, hierarquicamente, o nome e o cargo que as pessoas ocupam na empresa, ele mostra todos os membros da família, trabalhem ou não na empresa.

No genograma, todos esses membros da família são ligados um aos outros, por linhas, azuis para os relacionamentos positivos e vermelhas para os relacionamentos negativos, com diferentes tipos de traços mostrando cada situação de relacionamento.

O genograma, permite aos consultores de empresas familiares terem uma macro-visão de como estão os relacionamentos entre os diversos membros de uma família, tanto os com a mesma linha de sangue, como os que ao longo do tempo vão se agregando aos membros da família através de casamentos, uniões informais, adoções etc. Além disso, o genograma mostra as pessoas relacionadas a estes agregados.

Temos assim, uma fotografia de pais, mães, filhos, filhas, irmãos, irmãs, sobrinhos, sobrinhas, cunhados, cunhadas, sogros, sogras, enteados, enteadas etc.

Se o genograma mostrar uma grande maioria de linhas azuis, a empresa familiar está bem. Se mostrar muitas linhas vermelhas, a empresa precisa, o mais urgente possível, montar um plano de ação para resolver os problemas destes relacionamentos.

No genograma, os homens aparecem representados por um quadrado, As mulheres por um círculo. As linhas azuis (relacionamentos positivos) mostram harmonia, amigos, grandes amigos, amor, paixão, indiferente/apático, distante etc. As linhas vermelhas (relacionamentos negativos) mostram desconfiança, brigado/divórcio, conflito, ódio, hostilidade, grande hostilidade, enorme hostilidade etc.

O principal livro sobre genogramas, já em sua terceira edição, é escrito por Monica McGoldrick, PhD (Co-Fundadora e Diretora do Multicultural Family Institute), Randy Gerson, PhD (Diretor do Atlanta College for Systemic Thinking até o seu falecimento em 1995) e Sueli Petry, PhD (Multicultural Family Institute). O livro, publicado pela W.W. Norton & Company, 2008, é entitulado “Genograms - Assessment and Intervention”.

 

(*) José Carlos (Zé Carlos) Fonseca Ferreira – Consultor de Empresas Familiares

Certificado pela ISPA - International Succession Planning Association

Autor do livro EMPRESA FAMILIAR - Como Aumentar o Valor de uma Empresa Utilizando os 10 Pilares Mestres de um Plano de Sucessão

Rua Baronesa de Itu 258 - 11B - São Paulo - SP - 01231-000 11 3666-9506 - 11 9 8241-0101 
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. - www.planodesucessão.com.br

Blog: blogdozecarlosferreira.wordpress.com

 

 

 

Contato

Nívio Terra - Advogado de Negócios e Consultor Pessoal
nivio@PortaldoSocioedaSociedade.com.br
nivio@terracpe.com.br

Credite a fonte

O CONTEÚDO DO PORTAL DESPERTOU INTERESSE, COPIE, MAS CREDITE A FONTE. SUA ÉTICA SERÁ O FISCAL DESTE PEDIDO.
Copyright 2011 GENOGRAMA NA EMPRESA FAMILIAR - Por José Carlos ( Zé Carlos ) Fonseca Ferreira (*) - Joomla