NINGUÉM DÁ O QUE NÃO TEM, OU SEJA, NINGUÉM VENDE O QUE NÃO COMPROU – Geraldo Leal de Moraes (*)

Imprimir

 



Na relação vendedor-cliente, além da simpatia e confiança, há um outro sentimento ou conforto a ser transmitido a quem se atende. A segurança.

Por princípio, quem vende deve conhecer, entender e estar mais atualizado do que quem compra, seja um automóvel, um perfume, um tailleur, ou mesmo um serviço como o de seguro, atendimento médico, advocatício ou fiscal.

Enfim, sempre precisamos como compradores, que somos a cada momento/instante, de uma orientação de quem, em princípio, conhece com profundidade o assunto do qual necessitamos.

Cabe, portanto, ao profissional de qualquer área ou atividade, estar tanto “updated” - atento às inovações e às novas mudanças de comportamento, quanto às expectativas dos clientes e concorrentes diretos ou indiretos que estão acontecendo no mercado.

Em um mundo onde há um tsunami de informações em tempo real, ter/possuir a disciplina de selecionar as que obrigatoriamente devemos estudar, internalizar e transformar em um novo conhecimento ou atitude eficaz, é o diferencial de bom profissional.

A segurança de quem atua com competência, informa com precisão e personaliza a solução mais adequada, se transmite e envolve quem está sendo atendido ou observado.

O desempenho de um Pelé nos bons tempos, para quem teve a felicidade de assistir, passava à torcida santista a segurança de no mínimo um futebol arte, e a certeza de muitas vitórias e títulos.

Hoje, esse mesmo Santos, renovado pela torcida força jovem, acredita que uma nova história parecida pode acontecer com Neymar, que atua com prazer, excelente nível técnico e facilidade em suas jogadas.

A criatividade pressupõe conhecimento profundo da atividade, e essa habilidade é desenvolvida com muito treinamento e maturidade através da vivência, experiência e compartilhamento. 

Uma das características do brasileiro é a capacidade de improvisar, o que, com ousadia, considera-se bom e gera uma falsa imagem de criativo.

Somos em muitos aspectos os reis da gambiarra.

O profissional criativo e eficaz atua com sustentabilidade, perenidade, e passa segurança.

Temos exemplos atuais, como o Oscar Niemayer, o qual possui uma obra já consagrada e continua criando aos já quase 105 anos.

Joaquim Barbosa, hoje conhecido pela sua atuação no Superior Tribunal Federal, passa firmeza e segurança, características que refletem sua excelente formação profissional, experiência internacional e detalhada atenção em sua argumentação técnica.

A segurança profissional se transmite a quem está atento, pois quando estamos atentos nos sentimos seguros ao perceber que o vendedor nos atende com gentileza, ouve, percebe nossas necessidades, expectativas e possibilidade de gastos.

Esse mesmo vendedor, ao informar, o faz com a precisão de quem conhece profundamente o produto ou serviço que está vendendo, nos orienta de como utilizá-lo de forma pessoal e adequada, destacando os ganhos, vantagens, conforto e segurança de nossa compra.

O bom vendedor conhece profundamente o mercado no qual atua, os valores e sistemas de sua empresa, domina a utilização e detalhes técnicos dos produtos e serviços que dispõe, sabe a localização e o que dispõe em estoque, conhece a concorrência, e está “updated” na sua profissão, além de ter o prazer e a satisfação em servir.

Os bons profissionais são, infelizmente, uma minoria, mas retornamos a eles quando anteriormente tivemos a oportunidade de conhecer não só eles, como também a confiança, simpatia e segurança que eles nos passam/transmitem.

Gostamos e temos prazer de ser atendidos por eles.

 

Geraldo Leal de Moraes

Consultor para Soluções Estratégicas nos Negócios e Capacitação para Gestores

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Skype: geraldo-mca

Celular: (48) 9621-7564

Twitter: twitter.com/Geraldo_mca

www.geraldodialoga.blogspot.com/

www.mcaconsult.com.br 

Contato

Nívio Terra - Advogado de Negócios e Consultor Pessoal
nivio@PortaldoSocioedaSociedade.com.br
nivio@terracpe.com.br

Credite a fonte

O CONTEÚDO DO PORTAL DESPERTOU INTERESSE, COPIE, MAS CREDITE A FONTE. SUA ÉTICA SERÁ O FISCAL DESTE PEDIDO.
Copyright 2011 NINGUÉM DÁ O QUE NÃO TEM, OU SEJA, NINGUÉM VENDE O QUE NÃO COMPROU – Geraldo Leal de Moraes (*) - Joomla