FIM DE UMA ERA: REPENSE SEU NEGÓCIO - Geraldo Leal de Moraes*

Imprimir

 Geraldo Leal de Moraes*

 

Em tempos de mudanças, nos quais as incertezas estão presentes indicando um fim de ciclo da economia mundial, ter estratégias e visão do futuro é mais difícil.

 

Transcrevo um artigo que está no meu blog com data de 03/10/2008. Creio que continua atual. Por favor, leiam.

 

 Acabou a "exuberância irracional": o sistema financeiro do mundo implodiu.

 

 O mundo próspero, de crescimento sem fim, de riqueza fácil, com crédito abundante e sem perspectivas de riscos, onde se ganhava sem se produzir acabou. Esse equilíbrio dinâmico, construído pela fantasia e má fé das cabeças financeiras, que criaram lastros fictícios e ludibriaram a sustentação do equilíbrio da economia real, não existe mais.

 

 Quando um sistema implode, ele se acaba, é como uma bolha, seu equilíbrio de sustentabilidade dinâmica desaparece e, em um efeito dominó, derruba todas as outras peças da economia. É possível corrigir ou recuperar este sistema? A resposta é não, no meu ponto de vista.

 

 Sucesso tem fim.

 

 O sucesso, como a palavra diz, é aquilo que se sucede. Ele é dinâmico e passageiro. O sucesso – seja ele pessoal, empresarial, de uma nação ou da economia mundial – gera uma zona de conforto e relaxamento. Abusos por excesso de segurança dão a sensação de que tudo é permanente, estático e sem riscos. Isso geralmente leva a grandes desastres.

 

 A “exuberância irracional” que o mundo experimentou, de acordo com o ex-presidente do Fed, Alan Greenspan, já era o indicador do fim de um ciclo. Hoje não há crédito e, pior, não há confiança, que é a base de tudo.

 

 A realidade acaba com a fantasia: viva a realidade!

 

 Colocar dinheiro bom em cima de dinheiro ruim não é uma coisa racional. Sempre que alguém não percebe o prejuízo, tenta sustentar os erros de algo que já não existe. É suicida a filosofia do apostador: "vou apostar o que resta para recuperar o perdido".

 

 A gravidade do momento e da nova situação da economia real não aceitará mais discursos ufanistas, pirotecnias ou jogadas políticas. Ficou claro que o sistema financeiro é hoje globalizado e não gira mais em torno de Wall Street.

 

 Economia Global está multipolarizada e todos os parceiros e países precisam sentar-se à mesa para estabelecer as novas regras do crédito e da confiança.Enquanto isso, o crédito estará congelado e a economia real entrará em compasso de espera ou marcha lenta.

 

 Fica aqui a esperança para que logo se constitua, por parte dos bancos centrais de todo o mundo, as novas regras financeiras e se estabeleça a confiança no processo ao se criar as regras de um crédito sustentado. Surgirá um novo sistema financeiro. Quanto mais cedo isso ocorrer, mais cedo criaremos as bases de um novo ciclo de prosperidade.

 

O mundo real quer crescer, quer ficar melhor, mais transparente e mais ético. Tenhamos neste momento muita calma e atuemos com confiança e da melhor maneira possível nas nossas atividades-fins do mundo real. Chutar o pau da barraca ou procurar bodes expiatórios não será solução.

 

Agora, em junho de 2012, convido-os a uma reflexão.

 

O sistema financeiro está falido, o ciclo econômico se exauriu, a crise social se assola em quase todos os países, dando um sinal de fim de mundo. Creio que a economia sustentável, que se discute na cidade do Rio de Janeiro no Rio +20, só é um sinal de uma nova onda que começa.

 

Acompanhem esse importante acontecimento e façam sua parte no muito que estamos aprendendo e repensando, criando valores sustentáveis e já refletindo sobre um futuro de energia limpa e carro verde.

 

Bons negócios!

 

*Geraldo Leal de Moraes

 

Se puderem visitem o facebook da MCACoach, segue o link https://www.facebook.com/pages/MCA-Coach/413555238687714

 

Consultor para Soluções Estratégicas nos Negócios e Capacitação para Gestores

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. - Skype: geraldo-mca

 

Celular: (48) 9621-7564 Twitter: twitter.com/Geraldo_mca

 

www.geraldodialoga.blogspot.com/

 

www.mcaconsult.com.br

 

Contato

Nívio Terra - Advogado de Negócios e Consultor Pessoal
nivio@PortaldoSocioedaSociedade.com.br
nivio@terracpe.com.br

Credite a fonte

O CONTEÚDO DO PORTAL DESPERTOU INTERESSE, COPIE, MAS CREDITE A FONTE. SUA ÉTICA SERÁ O FISCAL DESTE PEDIDO.
Copyright 2011 FIM DE UMA ERA: REPENSE SEU NEGÓCIO - Geraldo Leal de Moraes* - Joomla