Meu Sócio, Meu Amigo – Como Evitar Atritos Societários - 15 - Deliberações na Empresa. Sua Sistemática
DELIBERAÇÕES NA EMPRESA.
SUA SISTEMÁTICA
A divisão de trabalho entre os sócios, atendendo às suas características pessoais, é referida em outros TEMAS.
Neste momento, com base em conceitos apresentados em dois quesitos da Sócio-Pesquisa, tratarei da sistemática de deliberações.
Para conhecimento direto do leitor, transcrevo algumas diretrizes expressas por empresários na Sócio-Pesquisa, englobando os quesitos seguintes:
9) Você era (é) o sócio majoritário? Como são tomadas as soluções do dia a dia e outras mais importantes para a sociedade?
10) Na sua empresa os sócios se reúnem formalmente para a tomada de decisões? Ou qual é a fórmula utilizada?
RESPOSTAS
– Eu era sócio 50%. As mais sérias devem ser divididas entre os sócios e as do dia a dia, cada um deve tomar a de sua responsabilidade.
– Não sou sócio majoritário. Procuramos conversar e trocar idéias antes de decisões importantes. Porém é difícil manter a agenda das nossas reuniões, que acabam acontecendo quando possível.
– Não. A tomada de decisões tem que ser estabelecida de modo a reduzir as possibilidades de atritos, mas não de eliminá-los. Sim. há um conselho que se reúne freqüentemente para adotar decisões.
– Sou majoritário, mas somente procuro o consenso. As mais importantes, sim (diálogo).
– Sim (majoritário) – As soluções para que a sociedade perdure têm que ser em conjunto. Reunião formal, agenda prévia.
– Não era. Dada a condição “idade” dos sócios, passei a ser e a tomar decisões sozinha.
– Não sou majoritária. As soluções diárias são tomadas em comum acordo. À medida do necessário, com assuntos específicos.
– Não sou sócia majoritária, pois a maioria das ações pertence a meu pai. Trata-se de uma empresa de pequeno porte e, conseqüentemente, existe um alto grau de informalidade na gestão dos negócios. As decisões mais importantes são tomadas por meu pai e por mim, com consultas esporádicas a outros membros menos atuantes.
– Sou majoritário; a opinião de cada um tem peso maior em sua área de atuação. Porém sempre há um consenso geral. Eu só entro como voto de Minerva. – Não. São sempre reuniões extraordinárias convocadas por um de nós.
– Não; acho que a todo o momento temos que analisar, pensar, repensar os passos a serem efetuados.
– Quando havia um problema à vista ou uma dificuldade a ser transposta sentávamos para ver qual seria a melhor solução. No final sempre tínhamos uma solução.
– Não. As soluções cotidianas eram tomadas independentemente por cada um dos sócios em suas respectivas áreas, dentro da própria cultura da empresa.
– Reuniões as há, esporádicas, quando da ocorrência de fatos novos que implicam maiores compromissos ou responsabilidades para a empresa.
– Decisões operacionais: tomadas pelo responsável por área/atividade. Decisões estratégicas ou macro-econômicas: por deliberação de colegiado.
As posições, portanto, são as mais variadas. Deduzo serem elas as mais adaptáveis a cada indivíduo, a cada situação, a cada organização. O que ressalta como maior virtude é o respeito do majoritário pela palavra do companheiro.
Significativo o fato de terem sido conclusões de associados que não tiveram entre si questões mais sérias, apesar de as empresas serem bem antigas.
Com toda a certeza, incentivo a que, nos debates sobre o andamento dos negócios, seja imprescindível que os sócios atendam às ponderações de seus parceiros, para que a diretriz final seja a mais monolítica possível.
É o chamado consenso. Mas, quando isso não for possível, a maioria, respeitosamente, deliberará, sem constrangimentos. Atitude correta, isenta de paixão. A simples acomodação liquida a empresa.
O que não será considerado demérito para quem não teve a opinião aceita. A decisão não foi contra si, mas em favor da empresa.
Pior que uma deliberação errada é a contínua indecisão.
►RESUMO DO TEMA
DELIBERAÇÕES NA EMPRESA – SUA SISTEMÁTICA
■ No que se refere à sistemática das decisões, as posições são as mais variadas
■ São, portanto, adaptáveis a cada indivíduo
■ As opiniões dos parceiros devem ser ponderadas para que as decisões sejam
monolíticas
■ A decisão majoritária não é demérito para a outra parte
■ A simples acomodação liquida a empresa.
■ Pior que uma deliberação errada é a contínua indecisão. ◄
------------
Próxima edição:
Meu Sócio, Meu Amigo – Como Evitar Atritos Societários – 16 – 01/03/2012
- O NÃO transitando pelo TALVEZ para alcançar o SIM
Período de publicação: a partir de 01 de março de 2012