Meu Sócio, Meu Amigo - Como Evitar Atritos Societários - 3 - A Consultoria Pessoal ao Empresário - Sócio Pesquisa

Imprimir
Categoria: E-book

A CONSULTORIA PESSOAL  AO EMPRESÁRIO

Em diversas oportunidades menciono a aplicação da técnica da Consultoria Pessoal ao Empresário. Merece uma explicação pela sua novidade.

A Consultoria Pessoal ao Empresário – Business Coaching – considera-se como a arte de ajudar o empresário a alcançar o sucesso total.

Empreendedores ativos se envolvem em dúvidas ou divergências societárias de amplo espectro, afastando-se de suas metas empresariais e fora, portanto, de suas reais potencialidades.

Ou executivos eficientes que não se relacionam devidamente com a alta direção de suas empresas ou se perdem no gerenciamento de seus subalternos.

E coisas tais que chamo de pequeno mundinho do empresário. Isso já define: o empresário tem facilidade para se fechar, como ostra, em suas preocupações.

Daí a implantação dos conceitos da Consultoria Pessoal ao Empresário. Nos Estados Unidos da América esse serviço formalizou-se sob a denominação de business coaching.

O termo coaching foi tomado por empréstimo da técnica de preparo de atletas, quando estes necessitam de um treinamento personalizado. E, com isso, atingem metas, goals, antes inimagináveis.

Em relação ao empresário a finalidade é a mesma: através do coaching – Consultoria Pessoal – buscam-se os reais objetivos pretendidos.

O interessado discute questões particulares e negociais de uma forma direta e sem constrangimentos, baseando-se em um relacionamento envolvente com o Consultor Pessoal, sendo,
– personalíssimo, por se adaptar à sua personalidade,
– sigiloso, por não extravasar a terceiro, e
– conclusivo, por suas deliberações bem definidas,
num engenhoso moto-contínuo, apropriado ao estilo do empresário.

Charles Munger disse, apropriadamente, que todos os que estão envolvidos em trabalhos complicados precisam de interlocutores. ?

A intenção do Autor, portanto, foi aplicar o método da consultoria pessoal, de forma adaptada à racionalidade própria e feitio do brasileiro, resultando um livro direcionado ao exame dos anseios do empresário dirigente, seja ele empreendedor ou executivo.

oooooooooooooooooooooooooooooooooooo

SÓCIO-PESQUISA

Trata-se de pesquisa feita com empresários, clientes e amigos – e outros por estes indicados –, de uma forma livre, sem qualquer interferência, visando formular conceitos sobre a matéria, ora consolidada neste livro, originalmente de interesse de sócios, mas que a experiência demonstra interferir com todas as espécies de empresário.

Com a coleta de opiniões autênticas, empreendedores e executivos relataram a sua experiência, o que pensam e como conceituam as questões que lhes foram apresentadas.

Consta do pedido de participação, mesmo quando identificado, que a resposta é mantida sob sigilo.

Informações preciosas aclararam minha visão e me obrigaram a repensar algumas avaliações que julgava estarem consolidadas.

Aproveito a oportunidade para agradecer a colaboração excepcional aos que responderam à enquête de forma desinteressada, buscando apenas colaborar com os seus conhecimentos. Sem tal cooperação a tarefa que me impus seria bem mais árdua e menos consistente.

Por se tratar de pesquisa continuada, estendo igual oportunidade ao leitor que queira extravasar sua experiência, utilizando o formulário que se encontra entre os Anexos.

ooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

ANEXOS

A linguagem prática embutida nos trabalhos – (crônicas e estudos) –, compondo os Anexos após os Temas, é de grande utilidade para a compreensão das artimanhas da vida e do procedimento de sócios, administradores em geral e de seus familiares.

Os Anexos são os seguintes:

– Sucessões que falharam .............. imigrantes debatem razões da descontinuidade das suas empresas.

– Diálogo impossível ....................... debate franco entre PAI e filho sobre a sucessão na empresa.

– Sócio-Pesquisa .............................. coleta de opiniões de empresários.

– Temperatura da sua empresa ..... como anda a convivência com o seu sócio.

-------------------------------------------------------
Próxima edição:
Meu Sócio, Meu Amigo - Como Evitar Atritos Societários - 4 - 01/11/2011
- Origem Divina da Sociedade
- Sociedade no Sentido Sociológico
Período de publicação: a partir de 1 de novembro de 2011

Contato

Nívio Terra - Advogado de Negócios e Consultor Pessoal
nivio@PortaldoSocioedaSociedade.com.br
nivio@terracpe.com.br

Credite a fonte

O CONTEÚDO DO PORTAL DESPERTOU INTERESSE, COPIE, MAS CREDITE A FONTE. SUA ÉTICA SERÁ O FISCAL DESTE PEDIDO.
Copyright 2011 Meu Sócio, Meu Amigo - Como Evitar Atritos Societários - 3 - A Consultoria Pessoal ao Empresário - Sócio Pesquisa - Joomla