SÍNDICO TAMBÉM É UM OPERADOR DO MERCADO IMOBILIÁRIO – Coluna Secovi (*)

Imprimir
Categoria: Dicas e Fatos

Lurdes Affonso, integrante do Conselho de Síndicos do Secovi-SP

 

 

O Secovi- SP congrega a cadeia do setor imobiliário. Da concepção e realização de um empreendimento à sua ocupação e gestão, todas as atividades têm no Sindicato a sua representação.

Na ponta final do processo está a figura do síndico. Poucos o enxergam dessa maneira, mas o síndico é um operador, do setor imobiliário. Isto porque é ele o responsável por garantir o funcionamento e a manutenção de um edifício, seja residencial, comercial ou misto.

Da boa gestão depende a própria valorização do património. Condomínios preservados nunca perdem valor. Os proprietários de unidades neles localizadas conseguem melhor preço e maior liquidez, tanto no momento da venda como na locação.

Além disso, a boa gestão proporciona cotas condominiais mais adequadas, o que também é fator decisivo na hora de vender ou alugar.

"O síndico, embora seja o ponto final da cadeia imobiliária, é também ponto de partida em tudo o que diz respeito à dinâmica do mercado de imóveis. A locação e a comercialização de unidades usadas dependem de prédios bem cuidados. O mercado de lançamentos, em boa parte alimentado por aqueles que vendem o imóvel antigo para comprar o novo, também. E isso sem falar nas inúmeras administradoras de imóveis que existem para apoiar os síndicos no desempenho de suas funções", afirma o presidente do Secovi-SP, Cláudio Bernardes.

Há décadas, o Sindicato representa os síndicos de condomínios também com essa visão mais ampliada de sua decisiva função. "Como representante da indústria imobiliária, além do compromisso, a entidade tem feito tudo o que é possível para orientá-los, capacitá-los, entender suas necessidades, dar voz às suas demandas, enfim, torná-los cada vez mais bem preparados para operar", adiciona Bernardes.

"A atuação do Sindicato, em relação aos síndicos, é um verdadeiro jogo de ganha-ganha. Temos amplo acesso a inúmeras informações e participamos diretamente de reuniões, eventos e debates, expondo nossas necessidades e expectativas. Contamos, enfim, com uma abertura institucional que faz chegar pleitos importantes a órgãos públicos e outras instâncias de poder. Um exemplo são as medidas para inibir arrastões, em parceria com as polícias Civil e Militar", afirma a síndica Lurdes Affonso, integrante do Conselho de Síndicos do Secovi- SP.

"Muitas coisas prejudiciais foram afastadas e várias conquistas obtidas, beneficiando diretamente os condôminos. O trabalho é diuturno, pois, regularmente, surgem normas, leis e projetos de lei que são acompanhados pelo Sindicato, o qual, por sua seriedade e tradição, consegue rapidamente se antepor e apresentar propostas. Isso sem falar nas negociações para as convenções coletivas de trabalho com funcionários. E tudo o que acontece é democraticamente compartilhado com todos os síndicos representados", completa.

Lurdes afirma que, afora as publicações, consultas jurídicas e inúmeros outros serviços prestados, o Sindicato também proporciona importante networking. "A possibilidade de conversar com outros síndicos permite rica troca de experiências e várias soluções são encontradas, isso não apenas no âmbito do Conselho, mas em todos os eventos realizados - e olha que são muitos", conclui.

(*) Coluna Secovi – Jornalista Responsável Maria Silvia Carneiro – MTb – 19.466 |Ano 32 | Nº 1678 | 9 de julho de 2014

 

(*) Nota do Portal: Publicado no ‘O Estado de S. Paulo’ – B10 |Economia | 9 de julho de 2014

oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contato

Nívio Terra - Advogado de Negócios e Consultor Pessoal
nivio@PortaldoSocioedaSociedade.com.br
nivio@terracpe.com.br

Credite a fonte

O CONTEÚDO DO PORTAL DESPERTOU INTERESSE, COPIE, MAS CREDITE A FONTE. SUA ÉTICA SERÁ O FISCAL DESTE PEDIDO.
Copyright 2011 SÍNDICO TAMBÉM É UM OPERADOR DO MERCADO IMOBILIÁRIO – Coluna Secovi (*) - Joomla