A IMPORTÂNCIA DA ESPOSA EM ROTARY – Por Nelson Weingrill (*)

Imprimir
Categoria: Dicas e Fatos




           A apresentação da obra “Mulheres Imortais”, editada em 1973 pela Mirador Internacional, diz o seguinte:

 

“Como reconhecem os modernos exegetas (especialistas em textos bíblicos), o ingênuo episódio bíblico da criação de Eva é apenas uma forma imaginosa de proclamar, desde o início, a igualdade dos sexos em termos de dignidade humana, e de explicar a natural atração mútua e o íntimo relacionamento que sempre deveria haver entre o homem e a mulher”.


 

As características anatômicas, fisiológicas e psicológicas que distinguem o homem da mulher, e os capacitam para as respectivas funções específicas, de nenhum modo determinam desnível de nobreza entre os sexos, sob o ponto de vista de seres humanos. Entretanto, salvo nos raros casos de matriarcado, a mulher, de modo geral, sempre foi mantida em posição inferior. Certas sociedades chegaram a ponto de a considerar simples objeto. Mesmo após a implantação do cristianismo, continuou prevalecendo uma nítida discriminação em desfavor do sexo feminino, invariavelmente relegado a papéis secundários. Até o século XVII, praticamente só a realeza (e nem sempre) assegurava a raras mulheres a possibilidade de atuação em nível igual ou superior ao do homem.


                                   

A partir do século XVIII, e curiosamente, na ala masculina, começaram a surgir as primeiras investidas sistemáticas contra esse estado de coisas. O feminismo, como doutrina e como objetivo, cristalizou os anseios de emancipação da mulher. Mas os resultados foram lentos, bastando lembrar, como exemplo, que o movimento sufragista, iniciado no fim do século XIX, só conseguiu êxito completo em 1928.

 


         Os múltiplos efeitos das duas grandes guerras mundiais é que deram ensejo, facilidade e incremento à ascensão da mulher em todos os setores e níveis da ordem social, e a tal ponto que ela hoje concorre com o homem em todos os campos.


 

Mas, até nas épocas passadas, em que seu status oficial era inferior, houve mulheres, mesmo de origem humilde, que souberam impor-se à admiração e ao respeito dos homens que as cercavam; mulheres que dirigiram a História, ou nela se inseriram com tal relevo que se tornaram imortais”.

 


          Catarina de Médicis, Lucrécia Bórgia, Catarina da Rússia, Messalina, Carlota Corday, Sarah Bernhardt, Mata Hari, Madame Du Barry, Cleópatra, Anita Garibaldi, Maria Curie, Teresa d’Ávila, Joana D’Arc, Maria Antonieta, Maria Tudor, Ana Bolena, Maria Stuart, Madame de Staël, Madre Teresa e muitas outras.


 

Umas se sobressaíram por suas qualidades, outras por seus pecados.


 

As boas ações se alicerçam no amor que brota naturalmente do âmago, consubstanciado na própria maternidade, no acalanto, na amamentação. A mulher é a guardiã da vida, o coração é o seu órgão supremo, quando não ferido. Se profundamente magoado provoca ações avassaladoras, como se comprova na história de algumas das mulheres imortais citadas.

 

        
         Provérbios, em seu Capítulo 31 - falando sobre a mulher virtuosa - diz, entre outras considerações, que o seu valor é superior ao das pérolas, quando nela confia o coração de seu marido, jamais lhe faltará nada. Ela lhe proporciona o bem, nunca o mal, em todos os dias de sua vida... Estende os braços ao infeliz e abre a mão ao indigente... Seu marido é considerado nas portas da cidade, quando se senta com os anciãos da terra...  Abre a boca com sabedoria e amáveis instruções surgem de sua língua... Seus filhos se levantam para proclamá-la bem-aventurada e seu marido para elogiá-la.

 


         Iludem-se aqueles que se julgam diferentes e superiores; jamais conseguirão apreciar, em toda a sua intensidade toda a intuição e os dons inatos das mulheres. Já houve quem comparasse o homem com um saco de batatas e a mulher com um de farinha. O de batatas quando aberto, despeja todo seu conteúdo; o de farinha, mesmo depois de esvaziado continua a soltar um pouco mais de farinha, toda vez que é agitado.

 


         Importante é, portanto, que sigamos juntos essa estrada que escolhemos para prestar serviços, em todas as áreas.


  

Em serviços internos, cujo alicerce é o companheirismo se faz imprescindível que a esposa do presidente se integre e se aproxime das esposas dos rotarianos, buscando criar o clima adequado para que possam aflorar as potencialidades de cada uma delas, e ao mesmo tempo, incentivar a realização de reuniões domiciliares ou outros eventos em que possam se estreitar os laços de amizade e, como consequência, surjam novas ideias ou oportunidades de servir. Deve valorizar a profissão de seu marido e procurar induzir as demais senhoras a procederem da mesma forma, a fim de que eles se sintam incentivados a superarem as dificuldades, tão corriqueiras nos dias atuais. É o apoio das esposas que motiva para a preservação dos valores éticos que, indiscutivelmente, são o maior legado que se pode deixar para os filhos.

 


          A transparência dos valores morais é importante não só para a sua prole, mas para todos os da comunidade em que os rotarianos e suas esposas convivem, pois, segundo Albert Schweitzer: “Um exemplo não é o principal fator do processo de exercer influência sobre os outros, é o único”.

 

Tenham presente que a paz na comunidade e no mundo também pode ser feita não só através da convivência profissional, mas do intercâmbio de ideias e pessoas. Os programas do Rotary envolvendo os jovens, a exemplo do RYLA e RUMO, bem como o de intercâmbio, que permite aos nossos jovens vivenciarem outros povos e, da mesma forma, proporciona aos jovens de outros países virem viver o nosso cotidiano. Usufruam desses programas, não só enviando, mas acolhendo, tanto os intercambistas quanto aqueles que para aqui vem integrando os Grupos de Estudos.

 


           Participem, atuem, procurem saber e compartilhar com as esposas dos rotarianos do clube tudo aquilo que se passa no dia-a-dia das atividades. Confabulem, pensem, ajam no sentido de fazer com que o Rotary tenha cada vez maior atuação junto à comunidade, incentivem as esposas para que seus maridos difundam Rotary e transmitam a outras pessoas - homens e mulheres, qualificados para pertencerem à organização - que estamos unidos, no mundo inteiro, para prestar serviço humanitário, fomentar um elevado padrão de ética e que visamos estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

 

Que os maridos saibam cultivar a pérola preciosa que Deus lhes confiou, pois com ela será muito mais fácil o desempenho de sua missão de servir.

 

 
          Dessa união, dessa participação, certamente teremos a oportunidade de crescer como pessoas e, consequentemente, como entidade.


(*)Nelson Weingrill
Rotary International
EGD 1996-97
Distrito 4610

Contato

Nívio Terra - Advogado de Negócios e Consultor Pessoal
nivio@PortaldoSocioedaSociedade.com.br
nivio@terracpe.com.br

Credite a fonte

O CONTEÚDO DO PORTAL DESPERTOU INTERESSE, COPIE, MAS CREDITE A FONTE. SUA ÉTICA SERÁ O FISCAL DESTE PEDIDO.
Copyright 2011 A IMPORTÂNCIA DA ESPOSA EM ROTARY – Por Nelson Weingrill (*) - Joomla