A MÍSTICA FEMININA - Léa Vinocur Freitag(*)

Imprimir
Categoria: Dicas e Fatos

 

           Nesta época em que se discute o “Dia Internacional da Mulher” não faltam homenagens, reivindicações e polêmicas. É oportuno lembrar o livro de Betty Friedan, sempre atual, escrito em 1963: “A Mística Feminina”.

 

É o resultado de pesquisas nos Estados Unidos, que a autora realizou durante muitos anos, mostrando a problemática da mulher que não se realizava profissionalmente, desperdiçando recursos intelectuais e vocacionais.

    

Betty Friedan morreu em 2006 com 85 anos e mostra na sua obra que a mulher foi mistificada após a crise de 1929, que não permitiu a entrada num mercado de trabalho tão difícil, restrito aos homens.

        

De fato, nos anos 1940 e 1950 as atividades da mulher foram limitadas à atuação como donas-de-casa e restritas à educação dos filhos. A mulher operária sempre trabalhou duramente nas fábricas, mas a pesquisa de Betty Friedan se refere a mulheres diferenciadas, que tiveram acesso a uma educação privilegiada.

     

Observou-se que essas mulheres que não cultivavam o seu potencial sentiam-se frustradas com o passar dos anos, desenvolvendo distúrbios psicológicos, entre a depressão e o consumismo.

 

Betty Friedam inicia o livro com um capítulo intitulado “O problema sem nome” - havia uma série de sintomas indicativos dessa frustração, que nenhum derivativo conseguia preencher.

        

No Brasil atual parece que essas questões estão sendo superadas. Mas é sempre bom olhar para trás, conhecer experiências e valorizar cada vez mais o papel da mulher em várias direções.

 

                          (*)Léa Vinocur Freitag é professora titular pela USP,

                        autora do livro “Momentos de Música Brasileira” e do CD

                                   “Modinhas colonais e imperiais”

                                               O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Contato

Nívio Terra - Advogado de Negócios e Consultor Pessoal
nivio@PortaldoSocioedaSociedade.com.br
nivio@terracpe.com.br

Credite a fonte

O CONTEÚDO DO PORTAL DESPERTOU INTERESSE, COPIE, MAS CREDITE A FONTE. SUA ÉTICA SERÁ O FISCAL DESTE PEDIDO.
Copyright 2011 A MÍSTICA FEMININA - Léa Vinocur Freitag(*) - Joomla