SAÚDE - EMPRESÁRIO: M E X A - S E e T E N H A M A I S S A Ú D E - LUIZ FREITAG - DR. (*)

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Categoria: Dicas e Fatos



          O maior desenvolvimento de aparelhos e máquinas veio facilitar a vida das pessoas, mas, ao mesmo tempo, está colaborando para aumentar o sedentarismo, quando ficamos muitas horas sentados, utilizando mais as máquinas.

         Essa é uma das causas apontadas por médicos e cientistas para explicar o maior aumento da obesidade em todo o mundo, desde o século XX, e que vem piorando neste nosso século.

         Cada dia que passa, a humanidade depende mais do automóvel para se locomover.  Com isso, a inatividade física está aumentando.  Em recentes estudos americanos em mais de 120 países houve amostragem de que só a falta de exercícios físicos ou caminhadas diárias foi responsável por 6% de doenças das coronárias, 7% de aumento do diabetes tipo 2 e 10% de câncer de mama em mulheres e 10% de câncer de pulmão em homens, entre as doenças que mais matam no mundo. Todos os centros de pesquisa em envelhecimento estão considerando o sedentarismo uma epidemia mundial, ou seja, uma pandemia. Para incentivar o exercício físico diário é necessário começar com nossas crianças e jovens estudantes, para levar o exemplo aos pais.

         Hipócrates, o Pai da Medicina, 43 anos antes de Cristo, já dizia que “andar é o melhor remédio para o ser humano”. Infelizmente, apenas a partir dos anos 1980, o sedentarismo foi reconhecido como fator de risco para muitas doenças.  Há uma vantagem em caminhar todos os dias, pois o exercício diário é cumulativo em benefícios para o organismo em geral. E quais são esses benefícios?

         O cérebro, que necessita de uma oxigenação constante, melhora suas funções com a atividade, inclusive a memória. O suor provocado pelo exercício elimina toxinas, previne o envelhecimento precoce da pele. As funções do coração melhoram com o fluxo mais rápido do sangue pelo corpo.  A movimentação coordenada das articulações produzirá menor desgaste, prevenindo-se a osteoporose. Haverá fortalecimento da musculatura e menor acúmulo de gorduras.  O cortisol, hormônio do estresse, ficará diminuído, ocorrendo uma maior concentração de hormônios sexuais, tanto para o homem como para a mulher.

         Se tiver mais de 40 anos, já for hipertenso e diabético, aconselhamos consultar seu médico, que solicitará alguns exames de sangue, bem como um teste ergométrico, para melhor avaliação de exercícios ou caminhadas a realizar.

 

Lembre-se, meu amigo Empresário: você ganhará mais 2 anos de vida para cada 30 minutos de atividades físicas diárias.

 

                    MEXA-SE!  AINDA DÁ TEMPO HOJE MESMO.

 

(*) LUIZ FREITAG - Dr. - Médico geriatra, autor do livro “Como transformar a terceira idade na melhor idade” - Ed. Alaúde. SP -   Membro titular da Academia de Medicina de São Paulo - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

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