Empresa de Sucesso – Pessoas Mais Importantes. Qual a escala?
Nívio Terra (*)
A Empresa de Sucesso precisa estar muito atenta a execução do seu produto ou serviço, o tal core business. O que significa ficar de olhos abertos para todos os itens ou insumos que fundamentam a sua atividade.
Claro que um aspecto particular de grande relevância é o seu patrimônio pessoal, constituído pelos seus dirigentes, executivos, técnicos, enfim, o seu Quadro de Funcionários.
Na minha vida profissional, sempre procurei dar atenção especial a tal detalhe, seja nas empresas que administrei, seja para ensinamento a terceiros.
E, contrariando a algumas sabedoras opiniões, talvez, que justificam os êxitos da empresa pelo valor da sua cúpula diretiva, que seriam os pensadores, costumo lembrar que, na verdade, o empreendimento vitorioso depende da existência de qualidade da raia miúda, com o perdão da expressão ora usada, ou seja, da atividade de pessoas cujo valor nem sempre é devidamente apreciado.
De certa feita, necessitando falar com um advogado, a quem não conhecia pessoalmente, telefonei para o seu Escritório e fui atendido com presteza, por uma pessoa, mulher, sendo informado que ele não se encontrava presente naquele momento. Indaguei, então, se ela era a Secretária. Com voz humilde, respondeu:
“quem sou eu! Sou apenas uma simples atendente”.
Não tive dúvida em replicar: “pois saiba, v. é a pessoa mais importante da empresa”. “Você está, neste momento, representando a empresa; é o cartão de visita da organização e sendo muito precisa no seu trabalho, o que tem muito valor”.
Lógico que ela agradeceu o elogio, feito por um desconhecido, salientando que não era isso o que percebia lá, por atos e fatos advindos da chefia e até de colegas.
Não importa, dias após esse primeiro contato, já tendo sido recepcionado pelo seu chefe, numa outra ligação telefônica que me fazia para novo contato com o colega, e diante da minha indagação de quem era, ela, respeitosa e jocosamente se apresentou como “a pessoa mais importante do escritório”!
Assim, Senhor Empresário, lembre-se do cuidado e atenção que deve dar, também, aos seus funcionários encarregados dos serviços gerais. E eles retribuirão com a feitura de um excelente trabalho, que ajudará a engrandecer a Organização.
Se fizer isso, será parabenizado e valorizado por seus amigos e clientes.
(*) Nívio Terra
Advogado de Negócios e Consultor Pessoal