LIDERANÇA - Nelson Weingrill (*)

Imprimir
Categoria: Dicas e Fatos

Considera-se liderança a relação entre um indivíduo e um grupo que partilha um interesse ou objetivo comum, no qual o líder age de forma que o grupo é influenciado ou dirigido por ele.

Temos como atividades básicas do seu exercício os seguintes componentes:

1. a tomada da decisão;

2. a comunicação, visando angariar o apoio e a compreensão entre as pessoas;

3. a motivação, ou seja, a tarefa de inspirar, encorajar e compelir pessoas a executarem as ações necessárias e pretendidas e

4. o engajamento do pessoal, ou seja, a tarefa de selecionar as pessoas que ocuparão as diferentes posições na organização.

A real competência no desempenho da função é a complexidade da ação do líder. Ele só obterá resultados com e através de outras pessoas, se tiver a capacidade de selecionar, desenvolver, comunicar-se e motivá-las a agirem na consecução dos fins colimados.

Segundo alguns estudos, sobressaem-se os seguintes tipos de liderança:

CARISMÁTICA: se alicerça na própria pessoa que tem carisma.. Encontramos grandes líderes carismáticos nas diversas áreas: história, religião, política, etc. Ela se subdivide em duas categorias:

ATIVA, quando há um objetivo a ser atingido e

PASSIVA, quando não há um objetivo claro ou definido.

INSTITUCIONAL ou FORMAL: é aquela conferida pelas organizações, instituições, regime político ou social, burocracia, costumes, etc., decorrente do cargo, função ou posição que a pessoa é chamada a ocupar.

É considerada como Liderança Situacional pois ocorre em dada situação, desaparecendo quando ela se extingue.

INFORMAL: é aquela baseada na identidade de objetivos e aspirações do grupo, situando-se na escolha do indivíduo que possa atendê-los ou alcançá-los. É centrada na pessoa em si, na mensagem transmitida ou no exemplo dado. Ela também é considerada uma Liderança Situacional.

CARACTERÍSTICAS DO LÍDER

O General Mark W.Clark, em um de seus discursos definiu liderança como “A capacidade e vontade de organizar homens e mulheres para um propósito comum”. Contrariamente à velha ideia de que os líderes nascem, não se fazem, ele afirma que a arte de liderar pode ser ensinada e pode ser dominada.

Considera como fundamentais as seguintes características:

CONFIANÇA: Se um líder não acreditar em si mesmo ninguém mais acreditará. Mas a confiança deve ser adquirida. Em todas as fases deve haver uma firme estruturação de segurança, uma convicção de competência baseada na preparação e na progressiva acumulação de experiência e perícia.

ENERGIA: Deve estar disposto a fazer tudo o que solicita dos que o seguem e, mais ainda, trabalhar arduamente, concentrar-se por mais tempo, enfrentar os perigos, suportar o maior peso.

SENSO DE OPORTUNIDADE: Essa qualidade é uma combinação de vigilância, imaginação e previsão.

CLAREZA: deve raciocinar logicamente para as alternativas e tomar decisões, depois transmitir os seus pensamentos.

TENACIDADE: Já se disse que coragem é a capacidade de aguentar a pressão alguns minutos a mais. O líder não só deve ter essa capacidade, mas também deve ser capaz de inspirá-la aos outros.

MAGNETISMO: Assim como a própria liderança, este é um atributo quase impossível de analisar. É a qualidade que atrai os homens para um líder, que os faz confiar nele, certos de que disposto e ansioso por trabalhar e sacrificar-se por eles. Uma das histórias mais emocionantes de liderança que conhecemos é a da passagem do Novo Testamento, em que Cristo convida um odiado coletor de imposto para ser seu discípulo. Ele prezava muito o sentimento de poder que lhe dava sua posição. Porém, um dia, passa um Estranho, fita-o nos olhos e pronuncia duas palavras: “Segue-me!”. E, diz a Bíblia, ele se levantou e o seguiu. Nenhuma pergunta, nenhuma hesitação, um líder havia falado e nada mais.

INTERESSE: Os homens nunca seguirão os outros se não sentirem que a pessoa se interessa sinceramente por eles e por seus problemas.

MORALIDADE: Um severo código de ética, um forte senso de moralidade pessoal, obediência ao que não é exigido, são qualidades que um líder deve ter no íntimo do seu ser.

De maneira geral, o líder apresenta algumas características que podem ser agrupadas como:

1) traços de personalidade

2) habilidades pessoais e

3) competência técnica

1)Traços de personalidade

>Autoconfiança

>Tolerância com frustrações

>Iniciativa

>Senso de identidade pessoal

>Capacidade de auto avaliação

>Capacidade de assumir consequências

2) Habilidades pessoais

>Formação de equipe

>Capacidade de expressão

>Isenção de ânimo

>Reprimir em particular, elogiar em público

>Separação entre o profissional e o social

>Aptidão para o comando

Competência técnica

>Conhecimento

>Preparo

>Vivência

MOTIVAÇÃO

Não devemos confundir liderança com o exercício do comando. Na realidade a liderança depende primordialmente dos liderados. Acha-se que as pessoas só se esforçam se de seu trabalho resulta a satisfação de seus anseios. Daí se conclui que o importante é fazer as pessoas trabalharem porque querem trabalhar e não porque devem trabalhar.

Ao mesmo tempo, deve haver a preocupação de que a tarefa seja desafiante, exigindo o máximo de capacidade de quem for executá-la. Outorgando-se tal responsabilidade ao seu executor, dela resultara a satisfação de ter feito algo por si só.

Importante é o reconhecimento quando a missão for completada, e atingida a meta proposta.

CONCLUINDO

Uma das pessoas que melhor demonstram as qualidades da liderança é o MAESTRO, seja ele o regente de uma orquestra, de uma banda, de um coral. Vê-se um grupo de pessoas obedecendo àquela que com seus gestos regula a dinâmica e o equilíbrio entre os vários grupos, fazendo com que as partes importantes da música sejam realçadas, incentivando para que cada um dê o melhor de si.

Visando obter a execução pretendida, o regente deve ser capaz de persuadir os músicos a aceitar sua interpretação da música, tanto pela força de sua personalidade quanto por demonstrar seu conhecimento e sua musicalidade.

(*) Trabalho compilado por Nelson Weingrill ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

Contato

Nívio Terra - Advogado de Negócios e Consultor Pessoal
nivio@PortaldoSocioedaSociedade.com.br
nivio@terracpe.com.br

Credite a fonte

O CONTEÚDO DO PORTAL DESPERTOU INTERESSE, COPIE, MAS CREDITE A FONTE. SUA ÉTICA SERÁ O FISCAL DESTE PEDIDO.
Copyright 2011 LIDERANÇA - Nelson Weingrill (*) - Joomla