CONSULTA DE INTERNAUTA – Custo Brasil

Imprimir
Categoria: Dicas e Fatos

(Assunto empresarial/societário) (utilizados nomes fictícios)

 

 

CUSTO BRASIL – PEQUENOS EMPRESÁRIOS.

 

                                 Pergunta - Pedro e Marcos -  Ambos solicitam esclarecimentos sobre o que seja  o “custo Brasil”, assunto que vem sendo muito debatido nos jornais. Indagam qual sua repercussão perante os pequenos empresários ou se isso somente tem reflexo para as grandes empresas.

 

                                Resposta - Pedro e Marcos, pequenos empresários, que é como vocês se definem. O assunto necessitaria de um livro para ser explicado, mas como não é o caso, trago-lhes este pequeno conceito que costumamos usar.

 

 “Custo Brasil são todas as despesas carreadas aos empresários, desnecessariamente, por negligência ou inércia da sociedade em geral”.                          

 

Dessa forma, fica respondida uma parte da pergunta: o custo Brasil prejudica a todo e qualquer empresário. Mais comumente se carrega nele a carga tributária, representada pela variedade de tributos, pela dificuldade na sua administração e, especialmente, pelo alto volume cobrado. Mas existem outros itens, menos lembrados, que se incorporam nesse “custo Brasil”, como, por exemplo, a demora da justiça, a destruição de bens públicos (telefones, árvores, etc.), sujeira nas ruas, alterações frequentes da legislação, analfabetismo, ufa! Talvez algo não seja da culpabilidade exclusiva do governo, e que caberia à sociedade procurar solucionar ou reduzir o respectivo ônus.

Contato

Nívio Terra - Advogado de Negócios e Consultor Pessoal
nivio@PortaldoSocioedaSociedade.com.br
nivio@terracpe.com.br

Credite a fonte

O CONTEÚDO DO PORTAL DESPERTOU INTERESSE, COPIE, MAS CREDITE A FONTE. SUA ÉTICA SERÁ O FISCAL DESTE PEDIDO.
Copyright 2011 CONSULTA DE INTERNAUTA – Custo Brasil - Joomla