O EMPRESÁRIO e a MÚSICA - Por Léa Vinocur Freitag - Profa.(*)

Imprimir
Categoria: Dicas e Fatos

Estamos condicionados a idealizar a música como algo inefável ou, nas palavras de Beethoven, “o pressentimento das coisas celestiais”. Entretanto, na sua realização a arte de combinar sons está mais próxima da atividade empresarial do que podemos imaginar.

A música é a mais abstrata de todas as artes, mas a sua concretização pressupõe regras bem definidas - o maestro não deixa de ser um executivo, com ampla capacidade de liderança.

Em nossos dias, orquestras, conjuntos e companhias de ópera encontram-se altamente profissionalizados, com o mesmo nível de sofisticação das grandes empresas. A matéria-prima continua sendo o talento, a sensibilidade, o repertório seleto, mas por trás de uma apresentação impecável, que encanta e arrebata o público, existe uma organização complexa, que vai do marketing à captação de recursos e à administração do trabalho artístico .

O custo é alto e, felizmente, muitas empresas se orgulham de patrocinar eventos musicais e de tornar possível a vinda de excelentes conjuntos estrangeiros. É uma questão de honra e de civilização

Já faz parte do calendário do executivo comparecer a concertos. Mas às vezes ele sente falta de informações especializadas, para uma fruição mais aprofundada, do ponto de vista estético, histórico e até musicológico. Não há muito tempo para reparar essa lacuna, em meio a reuniões e compromissos de trabalho, mas alguns hábitos podem ser incorporados nesse dia-a-dia tão exigente.

Assim como o espaço ao exercício físico, ouvir música pode ser outra aquisição saudável na rotina do empresário. Não só para adestrar a percepção de estilos e intérpretes, mas para encontrar relaxamento, paz e estímulo à criatividade. Sim – a música pode trazer tudo isso!

Comece aos poucos. Mozart é repousante, puro, infantil. Handel, na majestade do barroco, descreve o passeio real ao Tâmisa na Ária de Water Music, a serena Sinfonia Aquática. Debussy, em Reflets dans l’eau, evoca sons impressionistas, que convidam a imagens de sonho.

Não tenha receio de penetrar nesse mundo mágico - ele não vai distraí-lo das obrigações diárias. Ao contrário, irá estimular o cérebro, trazendo inspiração e criatividade para novos projetos. Nós o ajudaremos nessa tarefa.

(*)Léa Vinocur Freitag é conferencista, professora titular pela USP (Comunicações e Artes), doutora em Ciências Sociais e livre-docente em Sociologia da Arte (USP),Autora do livro “Momentos de Música Brasileira” (Nobel) e do CD “Sarau das Musas” (canção brasileira). Dedica-se à Musicologia e ao Canto.
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Contato

Nívio Terra - Advogado de Negócios e Consultor Pessoal
nivio@PortaldoSocioedaSociedade.com.br
nivio@terracpe.com.br

Credite a fonte

O CONTEÚDO DO PORTAL DESPERTOU INTERESSE, COPIE, MAS CREDITE A FONTE. SUA ÉTICA SERÁ O FISCAL DESTE PEDIDO.
Copyright 2011 O EMPRESÁRIO e a MÚSICA - Por Léa Vinocur Freitag - Profa.(*) - Joomla