MEXA-SE E VIVA MAIS TEMPO - Lembrete para a saúde do empresário.

Imprimir
Categoria: Dicas e Fatos

Luiz Freitag(*)

A população que mais vem crescendo no mundo está na faixa etária acima de sessenta e cinco anos. A descoberta de novos tratamentos e remédios, orientação alimentar e, naturalmente, exercícios físicos vêm contribuindo para isso.
O que se questiona é a qualidade de vida, pois 85% dessas pessoas já apresentam uma ou mais doenças, como artrite (a mais comum), diabetes, hipertensão arterial, depressão, além da temível demência senil (mal de Alzheimer).
Estudiosos do envelhecimento acreditam que se houvesse um perfil genético ideal, além de cuidados com a saúde, o ser humano poderia viver até cento e vinte anos. O Projeto Genoma, em evolução, mostrará em breve essa possibilidade.
Os estragos provocados no organismo pelo passar dos anos estão relacionados com a falta de atividade física, ainda que o processo de envelhecimento seja real. O objetivo dos exercícios é obter uma vida mais saudável, parafraseando a expressão
“morrer mais jovem o mais tarde possível”.
Somente há dez anos o sedentarismo foi reconhecido como um fator de risco. Hipócrates, considerado o Pai da Medicina, já dizia que “andar é o melhor remédio para o ser humano”.
De fato, o sedentarismo torna-se mais prejudicial que o excesso de peso.
A vantagem da movimentação diária é que ela é cumulativa para o organismo. Você pode andar trinta minutos por dia ou fazer exercícios diversos de quinze minutos, antes de ir para o escritório, seja bicicleta ergométrica ou esteira, que obterá o mesmo efeito. Outras atividades, como andar de bicicleta, cuidar do jardim, dançar, nadar ou praticar algum esporte levam ao mesmo resultado. O importante é não ficar parado por mais de três dias.
Quais os benefícios para o corpo?
O cérebro, que necessita de boa oxigenação constante, é o primeiro órgão a se beneficiar, otimizando suas funções, inclusive a memória. A eliminação de toxinas através do suor previne o envelhecimento precoce da pele. O fluxo mais rápido do sangue melhora as funções do coração.
A movimentação constante das articulações produzirá menos desgaste, prevenindo a osteoporose. Ocorrerá diminuição da gordura e fortalecimento da musculatura. O cortisol, hormônio do stress, diminuirá e haverá aumento da concentração de hormônios sexuais, tais como testosterona e progesterona, melhorando o desempenho sexual.
Depois de todas essas vantagens, que tal um exerciociozinho? Para saber quais são os melhores exercícios ou esportes a praticar, principalmente se você aprecia esportes pesados, como halteres ou boxe, consulte o seu médico, que pedirá alguns exames, incluindo um teste ergométrico ou indicará os tipos de exercício mais adequados à sua idade.
Lembre-se : você poderá ganhar até mais dois anos de vida a cada trinta minutos de exercícios diários.
Mexa-se! Ainda dá tempo hoje.

--------------------------------------------------------------------------------
(*) Luiz Freitag - Médico geriatra, CRM 10.215, co-fundador da Seção São Paulo da Sociedade Brasileira de Geriatria
Consultório: R. Botucatu, 591 – cj. 22 – tel./fax: 5573-2031 - 5573-8548
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
(Você já leu? Chegou no dia 12/11/01)
--------------------------------------------------------------------------------
COPIE, MAS CREDITE O AUTOR E A FONTE. SUA ÉTICA SERÁ O FISCAL DESTE PEDIDO.
--------------------------------------------------------------------------------
 


 
 

Contato

Nívio Terra - Advogado de Negócios e Consultor Pessoal
nivio@PortaldoSocioedaSociedade.com.br
nivio@terracpe.com.br

Credite a fonte

O CONTEÚDO DO PORTAL DESPERTOU INTERESSE, COPIE, MAS CREDITE A FONTE. SUA ÉTICA SERÁ O FISCAL DESTE PEDIDO.
Copyright 2011 MEXA-SE E VIVA MAIS TEMPO - Lembrete para a saúde do empresário. - Joomla