COACHING – A quem se destina?

Imprimir
Categoria: Coaching

Nívio Terra (*)

 

Você que é empresário, certamente já ouviu falar em Coaching. Mas é provável que não saiba bem do que se trata e, por decorrência, desconhece qual é a sua utilidade. Vejamos, então.

O Coaching, como forma de obtenção do desenvolvimento pessoal, tem atuação válida perante qualquer ser humano. Não obstante essa abrangência, quando nos propusemos a desenvolver o trabalho da Consultoria Pessoal ao Empresário, retiramos conceitos da técnica do Coaching aplicados no preparo de atletas, e os adaptamos ao empresário, visando o seu
aprimoramento como dirigente.

Há um significado especial quando destinamos a atenção para o empresário, seja ele o dono da empresa ou um executivo contratado. A pessoa retratada num desses polos de atuação já é um líder, por condição natural, ou está prestes a se constituir como tal. E, nessa situação, precisa ter um interlocutor especial com quem possa questionar os seus projetos, tendo a confidência como pressuposto básico.

É fato reconhecido que quem está fora do dia-a-dia da empresa e tem a devida experiência em negócios pode ofertar valiosos subsídios. De outro lado, as ideias próprias do empresário são passíveis de serem comentadas com toda a liberdade, até para a procura de um momento apropriado de virem a público, se for o caso.

Um exemplo. O dirigente tem à sua volta elementos que o procuram para todo o tipo de contato. Mas ele nem sempre tem a possibilidade de saber qual a qualidade desse, por enquanto, mero estranho. Com o apoio de um Consultor Pessoal de confiança poderá avaliar o melhor tipo de tratativa ou como conduzir eventual debate.

O empresário necessita ter a convicção de que aqueles que o cercam têm, inclusive, a devida estatura moral de modo a não comprometê-lo perante a sociedade em geral.

Todo dirigente empresarial, seja ele ligado a grandes ou pequenas empresas, e até microempresários, valendo-se do trabalho de coaching bem conduzido, atingem metas de sucesso com maior celeridade.

II - Solidão.

O empresário é um ser solitário. Diante da carga pesada de questionamentos que o envolvem, costuma
se fechar, receoso que suas decisões possam trazer prejuízos à sua empresa ou a seus familiares. A solidão o acompanha em suas andanças pela vida.

Em vista disso, tem dificuldade de encontrar alguém para com ele dialogar sobre conclusões a tomar, sobre caminhos a seguir.
Mesmo quando se encontram junto de si, na mesa diretora, companheiros sinceros, até abnegados e participantes. É que receia que a forma, talvez não muito feliz, na apresentação de certa proposta possa melindrar um dos presentes.

O debate coletivo, até entre sócios confidentes e amigos, algumas vezes resvala por detalhes que podem levar a desavenças, quando não era esse o intuito.

Trocar confidências com os familiares também nem sempre traz frutos, em razão da passionalidade momentânea da apresentação, ou porque os interlocutores não estão afeitos aos negócios ou à cultura interna da empresa.

Os mais variados interesses do empresário necessitam ser bem cuidados, antes de virem a público, mesmo no âmbito da empresa ou no convívio do seu lar.
E com quem esse líder poderá entabular uma discussão amigável, de bom nível, sem receios de extrapolação? Somente com uma pessoa que domine as regras do business coaching, podendo nele confiar e formular as suas dúvidas.

III – Como fazer.

A Consultoria Pessoal ao Empresário baseia o seu sistema de atendimento num tripé de conceitos:
a) é personalíssimo, ou seja, atua conforme a personalidade própria do debatedor;
b) é sigiloso, como não poderia deixar de ser;
c) é conclusivo, isto é, não se deixa levar por dissertações vagas, sempre conduzindo o debate para um resultado prático e construtivo.

oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

(*) NÍVIO TERRA, ADVOGADO DE NEGÓCIOS, CONSULTOR PESSOAL É O CRIADOR DA CONSULTORIA PESSOAL AO EMPRESÁRIO.


O CONTEÚDO DO PORTAL DESPERTOU INTERESSE, COPIE, MAS CREDITE A FONTE. SUA ÉTICA SERÁ O FISCAL DESTE PEDIDO.

Contato

Nívio Terra - Advogado de Negócios e Consultor Pessoal
nivio@PortaldoSocioedaSociedade.com.br
nivio@terracpe.com.br

Credite a fonte

O CONTEÚDO DO PORTAL DESPERTOU INTERESSE, COPIE, MAS CREDITE A FONTE. SUA ÉTICA SERÁ O FISCAL DESTE PEDIDO.
Copyright 2011 COACHING – A quem se destina? - Joomla